Matrículas para semestre 2020.3 da Univasf acontecem de 5 a 8 de setembro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dará início neste sábado (5) ao período de matrícula para o semestre letivo suplementar 2020.3 dos cursos de graduação presenciais. A matrícula é facultativa para os discentes e poderá ser feita até terça-feira (8) pelo Sig@. Poderão se matricular todos os estudantes que tinham vínculo com a instituição no semestre letivo 2020.1, mesmo aqueles que não estavam cursando componentes curriculares.

A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Univasf disponibilizou no Portal do Estudante material de apoio com vídeo, orientações gerais e calendário de matrícula para ajudar os discentes a realizar o procedimento. De acordo com a SRCA, há aproximadamente 6.395 estudantes dos cursos de graduação presenciais com vínculo com a instituição e que estão aptos a se matricular no semestre 2020.3. “O estudante que fez apenas a matrícula vínculo e não cursou componentes em 2020.1 também pode se matricular para o período suplementar”, frisa o secretário de Registro e Controle Acadêmico, Marcelo Faria.

Serão ofertadas disciplinas obrigatórias, optativas, eletivas e Núcleos Temáticos (NTs). Marcelo Faria enfatiza que, ao escolher os componentes curriculares, o estudante deve observar os pré e co-requisitos exigidos. Os discentes poderão compor sua carga horária com até 40 horas de atividades por semana. Todas as atividades serão ministradas remotamente e poderão ser realizadas de forma síncrona, assíncrona ou mesclando as duas modalidades.

“Algumas disciplinas que têm parte teórica e prática tiveram sua carga horária desmembrada para possibilitar aos estudantes cursar a parte teórica agora e a prática depois. Esses componentes desmembrados receberam códigos específicos que permitirão essa junção futura e o completo aproveitamento da carga horária pelo aluno”, explica Faria. O secretário informa ainda que o estudante poderá cancelar o componente curricular para o qual se matriculou no semestre suplementar a qualquer momento, sem prejuízo para seu histórico e terá as horas efetivamente cursadas aproveitadas na forma de carga horária complementar.

Cursos de segunda entrada – Marcelo Faria esclarece que os estudantes classificados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 para os cursos presenciais de graduação da Univasf com segunda entrada já foram matriculados. Entretanto, ainda irão começar o curso no semestre letivo 2020.2, que só terá início após o encerramento do semestre letivo regular 2020.1, suspenso em virtude da pandemia do novo coronavírus. “Estes estudantes devem aguardar a retomada das atividades presenciais, com o prosseguimento e a conclusão do semestre 2020.1, para o posterior início do semestre letivo 2020.2”, frisa o secretário.

Faria ressalta que este é um momento importante na retomada das atividades acadêmicas da Univasf. “A implantação do calendário suplementar é um grande desafio que estamos vivenciando. Apesar de estarmos num mundo tecnológico estamos aprendendo a conviver com as novas tecnologias de aprendizagem para ministrar as atividades acadêmicas e reduzir os prejuízos para os estudantes”, finaliza.

O período letivo suplementar da Univasf foi aprovado por meio da Resolução Nº 14/2020, do Conselho Universitário (Conuni), na reunião extraordinária de 13 de agosto. Conforme o Calendário Acadêmico de 2020.3, as atividades letivas serão realizadas de 14 de setembro a 23 de dezembro de 2020. O cronograma de matrícula do semestre suplementar também está disponível abaixo. Também está disponível abaixo um FAQ com as principais dúvidas sobre a matrícula no semestre 2020.3.

Cronograma da matrícula 2020.3:

Período de matrícula – 5 a 8 de setembro de 2020

Ajuste de Oferta pelas Coordenações de Curso – 9 e 10 de setembro de 2020

Resultado das matrículas realizadas – 11 de setembro de 2020

Início das atividades acadêmicas remotas – 14 de setembro de 2020

Fechado para comentários

Veja também

Primeira etapa: Ao todo, 97 ruas serão pavimentadas em Petrolina (PE)

O maior programa de pavimentação já executado em Petrolina entra numa nova fase. O prefeit…