Máscaras de proteção e álcool em gel somem das prateleiras no Recife

A procura por máscaras respiratórias, álcool em gel e vitamina C já derruba estoques no Recife, após os casos suspeitos do novo coronavírus.

O medo da propagação   fez com que algumas pessoas antecipassem as indicações de proteção oficiais para evitar o contágio. Contudo, o uso indiscriminado de artigos de profilaxia e proteção acaba por não ser, em todos os casos, necessário.

O médico infectologista e e chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Demetrius Montenegro, alerta que o uso de uma máscara não oferece segurança total. “Interessante que as pessoas começam a se preocupar com aquilo que está visível no rosto, que é a máscara, e se esquecem do que é mais importante: a lavagem das mãos. Então, não adianta nada você colocar uma máscara e com a mão suja manipular aquela máscara. Então, é muito melhor guardar o dinheiro para comprar álcool em gel para quando não tiver água e sabão utilizar o álcool em gel do que se preocupar em utilizar máscara. O item deve ser utilizado pelo profissional de saúde que estiver em atendimento com a pessoa suspeita ou caso confirmado.”

A recomendação oficial do Ministério da Saúde é lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel em situações que impeçam a lavagem, não compartilhar objetos de uso pessoal e seguir a etiqueta respiratória (cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar). De acordo com o Ministério da Saúde, o coronavírus é menos contagioso que o vírus da gripe, mas deve-se evitar contato com pessoas doentes. “Não há nenhuma recomendação de que a pessoa tenha que usar máscara no dia a dia”, explicou o infectologista Tiago Ferraz, do Real Hospital Português.

Mesmo sem a necessidade de uso, o farmacêutico André Luiz Rodrigues, 44, viu as máscaras de proteção sumirem da farmácia onde trabalha com uma rapidez incomum. “É incrível como aumentou a procura, e agora nem temos mais máscaras para venda”, informou. De acordo com o profissional, a procura também se manteve com álcool em gel, que acabou tanto na farmácia onde trabalha, na Avenida Guararapes, quanto nas vizinhas.

 (FolhaPE)

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco: 30 municípios vão receber novas ambulâncias do SAMU; Governo Federal não revelou nomes das cidades

Os investimentos da primeira etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC…