Mais de 10 estupros por dia: Bahia registra 4,5 mil vítimas em 2022

Em 2022, 4.558 pessoas foram vítimas de estupro na Bahia. O número alarmante dá uma média de 12,48 casos de violências sexuais por dia. Os dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nesta quinta-feira (20).

Em comparação com o ano de 2021, quando 3.889 estupros foram registrados, o crescimento foi de 32,2%. O estado baiano é o quinto maior em ocorrências, atrás de São Paulo (12.615), Pará (6.648), Rio de Janeiro (5.627) e Rio Grande do Sul (5.193).

Todos os dados analisados são com base no número absoluto de vítimas mortas, e não no número de criminosos. Exemplo: um estupro coletivo é registrado apenas como uma ocorrência, apesar de ser mais de um violador.

Pessoas vulneráveis são os alvos preferenciais dos estupradores: do total de registros, 3.433 casos foram cometidos contra pessoas que não tinham condições físicas de oferecer resistência. As vítimas do estupro de vulnerável geralmente são pessoas menores de 14 anos, incluindo bebês.

No entanto, também são consideradas vulneráveis pessoas fisicamente doentes ou com deficiência mental; embriagada e/ou drogadas; idosas; ou qualquer outro fator que restrinja a capacidade de resistência. A violação sexual dessas vítimas também é tipificada como estupro de vulnerável.

Os crimes são cometidos em espaços diversos, que vão desde a própria casa e até mesmo escolas.

Os estupros costumam ser subnotificados por que, diferentemente dos homicídios, em que as autoridades policiais precisam abrir inquérito e fazer a liberação de um corpo, eles são crimes em que as vítimas se sentem ameaçadas, têm vergonha ou não sabem que foram violentadas, por isso não procuram a polícia.

É por causa do medo, desconhecimento ou até descredibilização das vítimas que muitos estupradores ficam impunes. A alta dos crimes sexuais na Bahia são um reflexo do Brasil, que registrou em 2022 o maior número de estupros da história: 74.930 vítimas.

Fechado para comentários

Veja também

Polícia prende autor de homicídio em Juazeiro (BA); crime ocorreu por causa do entupimento de um cano

Equipes da Delegacia de Homicídios de Juazeiro (BA) cumpriram o mandado de prisão temporár…