Leitor denuncia irregularidades na prova prática de moto da 8ª Ciretran de Petrolina

detran

Um leitor do blog enviou a nossa redação, um desabado sobre a aplicação da prova prática que é realizada na 8ª Ciretran de Petrolina na categoria A. Segundo o internauta, as motos usadas nos testes não são reguladas de acordo com as necessidades do aluno e que os instrutores não ajudam para melhorar a situação e que muitas motos apresentam defeitos. Confira:

Edenevaldo,

Venho através desta informar que eu particularmente estou inconformado com o  resultado da prova pratica no Detran na categoria A, pois as motocicletas que são disponíveis para fazer os percurso, tem defeitos mostrados pelos quais não são reguladas e não fazem manutenção das mesmas.

Muitas pessoas reprovam por conta da mau manutenção das motocicletas. Elas mostram alta embreagem, aceleração baixíssima, freios grudados no motor da moto… etc; Sem contar que os instrutores não lhe ajudam a ligar a moto e nem te dão as dicas de baixar o visor do capacete, eles não querem saber, reprovam no mesmo instante ao entrar, não traz tranquilidade e rir da sua cara ao vê você se batendo na moto.

Nós que somos da maioria iniciantes não temos a pratica de acelerar uma moto em um percurso que no qual não vai nos favorecer a nada, no entanto é desnecessário fazer uma “prova pratica” sabendo-se que aquele percurso não vai nos ajudar em nada, no qual não poderemos fazer em vias, ruas e BR’s aquele percurso da categoria A. Ex: Na auto escola aprendemos mais coisas do que ao fazer um percurso desnecessário no Detran.

Espero que entendam o meu desabafo, pois particularmente acredito que seja desnecessário fazer uma prova pratica daquela. Devemos denunciar esses tipos de acontecimentos que nos deixam constrangidos e tristes ao mesmo tempo.

Em nota a direção da 8ª Ciretran contesta a denúncia e diz que todos os veículos dos testes estão adequados e que os que são avaliados precisam remarcar novos exames para que o mesmo não saia conduzindo uma motocicleta de forma irregular. A nota diz ainda que é preciso o condutor até perder por diversas vezes, pois é assim que o examinador do Detran vê cada aluno como habilitado e pronto para andar no trânsito. é que o aluno é avaliado segundo as infrações do CTB, não tem diferença não.

O texto ainda diz que o aluno na hora do teste já deve ser comparado a um motorista que já tem experiência e muitos não estão preparados. São ansiosos, querem pegar na hora, não levam como algo importante o que aprenderam na autoescola.

Por fim, o órgão enviou alguns dados, onde da categoria A,  representando a estatística da Ciretran de Petrolina, aonde o relatório diz que foram 68% de aprovados e 31 de reprovados. Veja:

categoria

Por fim, na nota diz que contra fatos não existem argumentos.

 

Fechado para comentários

Veja também

Motorista de aplicativo é morto a tiros em Petrolina (PE)

Um motorista de aplicativo foi morto a tiros na tarde dessa segunda-feira, (29), no bairro…