Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário da Univasf recebe certificação de excelência

O Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) teve a excelência dos seus processos reconhecida pelo terceiro ano consecutivo através do Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ). Com o resultado, a unidade foi certificada na categoria bronze pelo desempenho em ensaio de proficiência validado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Em 2021, o laboratório alcançou a notável marca de 94,13% de aderência aos parâmetros estabelecidos pelo PNCQ. O resultado é maior que em 2020 (90,34%) e em 2019 (89,52%), evidenciando a evolução qualitativa dos processos laboratoriais hospitalares. A certificação garante a confiabilidade das análises clínicas, que, por sua vez, fortalece a prestação do cuidado aos pacientes internados, ao conferir maior assertividade às condutas terapêuticas.

“O controle externo do desempenho laboratorial nos permite aprimorar ainda mais os nossos fluxos, com foco na excelência das análises e entregas. Em comparação com o controle interno, encontramos mais segurança em adequar os parâmetros utilizados nos exames, promovendo um serviço de qualidade na região”, ressalta Cristina Lumi Fukagawa, chefe da Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HU-Univasf.

Realizado mensalmente, o controle externo é feito através de amostras enviadas pelo PNCQ e, após o recebimento e execução de análises, o laboratório retorna os resultados para identificação dos índices de acerto. Apenas no ano anterior, a unidade chegou a realizar 232.165 exames laboratoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

América Latina: Primeiro caso de varíola do macaco é confirmado na Argentina

O primeiro caso de varíola do macaco foi confirmado na América Latina na sexta-feira (27).…