Justiça determina que prefeitura de Juazeiro (BA) contrate médico na especialidade de proctologia

A Justiça determinou que a prefeitura de Juazeiro (BA) contrate médicos na especialidade de proctologia para prestar consulta ambulatorial na rede municipal, no prazo de 30 dias.

“A falta de proctologistas na rede municipal acaba aumentando o tempo em que normalmente se conseguiria um diagnóstico, consequentemente limita o acesso à assistência médica pelo SUS”, destacou a promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues, autora da ação civil pública contra o Município.

A promotora disse que a falta desse especialista ocasiona uma enorme dificuldade na prevenção de casos de câncer, já que 80% dos pacientes com suspeita da doença em Juazeiro são acometidos de tumores benignos e malignos no intestino grosso, no intestino delgado e no reto.

Segundo a promotora de Justiça, o MP buscou uma solução conjunta por meio de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), no entanto a administração municipal não respondeu a proposta elaborada pelo MP, não restando outra opção à Instituição senão ajuizar a ação para garantir o direito à saúde previsto na Constituição Federal.

Fechado para comentários

Veja também

Calendário Bolsa Família 2024: veja cronograma de pagamentos em maio

O governo federal definiu o calendário de pagamentos do programa Bolsa Família para o ano …