Juazeiro: Esculturas de Lêdo Ivo devem ser retiradas da cidade em no máximo 48 horas; Prefeitura notificou o artista

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) de Juazeiro (BA) expediu notificação para que o artista Ledo Ivo proceda, em no máximo 48 horas, a retirada das esculturas que foram expostas em vários locais da cidade.

A secretaria esclarece que não houve solicitação de autorização para que as esculturas usassem o solo e que existem regras e prazos a serem obedecidos para esta finalidade. A SEMAURB esclarece que o valor artístico das obras não está acima das leis de ordenamento urbano.

Em nota, Lêdo Ivo esclareceu o seguinte:

A arte provoca, faz pensar, questionar, diante de tudo isso, fico muito feliz com a participação popular nesse debate interessante sobre essas peças que surgiram em nossa cidade, foi com esse desejo que fiz essa nova “intervenção urbana” em Juazeiro-BA para celebrar a democracia, com elementos de nossa cultura, origem, convivência, como: o cavalo um símbolo de força e lealdade, o gibão como indumentária essencial na caatinga, o vaqueiro sendo ele corajoso e eficaz nas suas buscas, a jumenta pela utilidade no nordeste até os dias atuais e por que não o ovo? Sendo ele, o pai da origem de muitas vidas, a base que faz gerar um ser, que alimenta e ainda é, mais um meio de sobrevivência, toda forma de vida começa pelo ovo.

Os monumentos, as esculturas, ajudam a valorizar e a recriar os espaços urbanos, podem também exercer a função de oferecer aos cidadãos, o prazer de contemplar as belezas existentes e construir suas identidades com símbolos de uma época, reforçando a história do povo e do lugar.

Aproveitando esse tema de nossa realidade caatingueira, sertaneja, nordestina, é que foi criado o “Projeto Amor em Canto” que visa, realizar uma exposição de esculturas em locais públicos de grande visibilidade.

Fechado para comentários

Veja também

Prefeitura reforça práticas importantes através de ações multiprofissionais em Petrolina (PE)

As equipes multiprofissionais (E-multi) da Prefeitura de Petrolina têm como objetivo atuar…