Juazeiro (BA): Quase 37% dos pacientes com ferimentos complexos tratados no Ambulatório de Curativos Especiais tiveram alta

Quase 37% dos pacientes cadastrados no Ambulatório de Curativos Especiais, da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), já receberam alta do tratamento dos ferimentos complexos que vinham recebendo na unidade. O momento da alta no tratamento é muito aguardado por estes pacientes que passam de cinco a 15 anos tratando ferimentos difíceis.

Na unidade são tratados ferimentos mais complexos como úlceras de pé diabético, úlceras venosas e arteriais e feridas extensas traumáticas de acidentes, que têm um processo de cicatrização mais lento. “São feridas que não vinham sendo cuidadas adequadamente. O município teve esse ganho com o ambulatório e acolhe estes pacientes, que se sentem seguros e felizes quando recebem esta alta”, destacou a enfermeira especialista em curativos especiais, Tatiana Benevides.

De acordo com a enfermeira especialista em curativos especiais, muitos dos pacientes que encerram o tratamento se emocionam. “Esses dias um senhor de 85 anos chorou quando eu dei a alta. Ele chorou e me abraçou. Isso para mim não tem preço. É extremamente compensatório”, destacou Tatiana Benevides.

Os atendimentos no Ambulatório de Curativos Especiais são realizados no período da tarde. O fluxo é de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Após a alta, o paciente é encaminhado novamente para a UBS, ou seja, quando o grau de complexidade não existe mais.

Fechado para comentários

Veja também

Reflexão do dia

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedic…