Juazeiro (BA) é acionado pelo MP para adequar veículo destinado ao recolhimento e transporte de animais

O Ministério Público da Bahia ajuizou ação civil pública na quinta-feira (19) para que o município de Juazeiro (BA) substitua o atual ou adquira novo veículo destinado ao recolhimento e transporte de animais, utilizado pelo órgão de vigilância, prevenção e controle de zoonoses da cidade.

Segundo a promotora de Justiça Rita de Cássia Caxias, o único carro disponível à Superintendência de Vigilância em Saúde tem mais de 20 anos de fabricação e quebra de forma recorrente, sendo impróprio para realizar “o serviço de forma adequada e satisfatória”.

A promotora solicita à Justiça que determine, em decisão liminar, ao Município a aquisição ou substituição do veículo, com adequação às normas vigentes para o transporte segregado por espécie, porte e comportamento dos animais.

Segundo a ação, o carro necessita de compartimentos fechados, acondicionamento, ventilação e de higienização apropriadas, para promover segurança ao animal, à população e aos funcionários. Além disso, o veículo deve exibir a identificação ao órgão a que pertence, com logotipo, nome e contato telefônico. A ação foi ajuizada após o Município se recusar a assinar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo MP para solução extrajudicial do problema, com adoção das medidas já citadas acima. (MPPE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): Ministério Público recomenda fiscalização para fazer cumprir medidas de restrição

O Ministério Público Estadual, por meio da promotora de justiça Rita de Cássia Rodrigues, …