Juazeiro (BA): Comandante  do Corpo de Bombeiros  afirma que estão proibidos todos os tipos de queimadas sem autorização dos órgãos competentes

O novo comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar  de Juazeiro ( 9ºGBM), Major BM Soares Neto participou do Programa Edenevaldo Alves (Petrolina FM),  nesta quarta-feira (22),  e na oportunidade afirmou que a demanda  de incêndios florestais está muito grande neste mês de setembro.

Soares   atualizou  as informações  sobre as recentes ocorrências de incêndio em duas das 39 cidades de abrangências do 9º GBM, e disse que em  Campo Alegre  de Lurdes o fogo está controlado, mas que em Pilão Arcado o incêndio continua. “A gente não sabe se foi criminoso, mas sabemos que foi provocado na maioria das vezes por populares. A mata ressecada também  provoca. Na verdade, qualquer fonte de calor é o estopim para acontecer o incêndio florestal”, disse, acrescentando que apenas no fim de semana foram registrados ao todo 15 ocorrências na região.

O comandante  alerta que neste período estão suspensos todo tipo de queimada sem prévio  aviso ao  Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), ou outros órgãos competentes. A estratégia, segundo ele,  tem como objetivo promover a queima controlada  e uma logística mais alinhada na prevenção.   “Alertar a população para não fazer queimada. Se for, solicitar autorização aos órgãos responsáveis”.

Durante a entrevista o  comandante também citou  a importância da força tarefa do  9º GBM, bombeiros militares do Piauí e brigadistas do ICMbio para reforçar as ocorrências na fronteira da Bahia x Piauí.

Fechado para comentários

Veja também

Empresário Emerson Castro presta homenagem a Rafael Coelho

“Rafael, o gigante. Hoje, o mundo perdeu um grande homem. Rafael Coelho. (Na Foto, o…