Instituições de Petrolina e Juazeiro aprovam documento que vai regular mobilidade discente

uneb

Dando continuidade à discussão sobre mobilidade discente, representantes de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) de Petrolina e Juazeiro se reuniram, na última semana, para dar encaminhamento às demandas definidas no último encontro, ocorrido no mês de abril. A reunião técnica aconteceu no auditório do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do campus 3 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro.

O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) da Uneb e contou com a presença de representantes da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE); da Universidade de Pernambuco (UPE); e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Na pauta, foram discutidas e aprovadas as cláusulas presentes no Termo de Cooperação Técnica, documento que estabelece normas e critérios para que estudantes de alguns cursos possam estudar também em outras IES da região. Foi definido, por exemplo, qual o método de seleção dos estudantes para participarem da mobilidade discente e o aproveitamento de vagas dos componentes curriculares.

Durante o encontro também foram apresentadas as experiências realizadas pelas instituições de ensino. O diretor acadêmico da Facape, Antonio Habib, explicou que a autarquia já adota o modelo de mobilidade entre os cursos de graduação. “Esse intercâmbio para os nossos alunos e de outras IES vai trazer benefícios em termos de enriquecimento de conhecimentos, além da possibilidade de novas vivências para todo o corpo acadêmico. A Facape já tem entre os cursos essa mobilidade e também aceita alunos de outras IES há algum tempo. Nossa dificuldade é mobilizar os estudantes de outras instituições, mas agora, com esse convênio, ficará mais fácil”, destacou.

A assinatura do documento está prevista para acontecer no dia 23 de setembro, na biblioteca da Univasf em Petrolina. A previsão é de que a mobilidade discente entre as IES comece a vigorar no semestre letivo 2016.1. (Com informações e foto de Sheila Feitosa, do Núcleo de Comunicação da Uneb).

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Guarda Civil Municipal comemora 30 anos de serviços prestados à sociedade

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina celebra nesse sábado (27), 30 anos de atividad…