Humberto Costa critica atitude de ministro e diz que ele ‘debocha’

Um dia após participar de audiência pública no Recife, onde foi debatida a situação da Hemobras, o senador Humberto Costa (PT), líder da oposição na Casa Alta, rebateu as declarações do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), sobre a possível retirada de parte da produção de hemoderivados do Estado para levar para o Paraná, reduto eleitoral do auxiliar de Michel Temer (PMDB). Durante discurso, nesta terça-feira (8), no Senado, o petista afirmou que Barros debocha dos pernambucanos.

“Estamos diante de um ministro que, além de usar meias verdades e de soluções ilegais e tecnicamente questionáveis, ainda usa do deboche para dizer que não pretende voltar atrás. Um ministro que, diante de uma questão tão grave para toda uma região, aperta a tecla ‘virem-se’, dá as costas e vai embora”, disse Humberto.

O senador também afirmou que a decisão do ministro não é baseada em critérios técnicos. “Está tudo feito na base da pressa e da irresponsabilidade. Primeiro porque já existe um consórcio semelhante em andamento no SUS. Depois, pelo currículo das empresas envolvidas. A Octopharma já chegou a ser condenada pelo Cade. E a Tecpar por duas vezes teve projeto de PDP na área de sangue reprovado. Até porque sua área de especialização é a de produtos veterinários”, disse Humberto Costa.

Na ocasião, o senador ainda voltou a reforçar a necessidade de uma frente suprapartidária contra o que chamou de desmonte da fábrica de Pernambuco. O parlamentar afirmou que não deve haver disputas, mas união em torno “de algo que é extremamente danoso em Pernambuco”. Ele cobrou posicionamento dos quatro ministros pernambucanos – Fernando Filho (PSB), Mendonça Filho (DEM), Raul Jungmann (PPS) e Bruno Araújo (PSDB) – que não teriam se posicionado sobre o assunto. (Blog da Folha).

Fechado para comentários

Veja também

Calendário Bolsa Família 2024: veja cronograma de pagamentos em maio

O governo federal definiu o calendário de pagamentos do programa Bolsa Família para o ano …