Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina recebe visita da Diretoria Geral de Educação em Saúde da SES-PE

0

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina recebeu, a visita da Diretoria Geral de Educação em Saúde, que é vinculada à Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

O encontro cordial e de rotina teve como objetivo discutir a integração do ensino/assistência na região e a importância do Hospital Dom Malan na rede SUS como hospital-escola. Na pauta, assuntos como a interiorização dos cursos de saúde no estado, com ênfase no internato dos cursos de medicina, residência médica e em área profissional da saúde.

“Nós fazemos o acompanhamento dessa interiorização do ensino na rede estadual de saúde e apoiamos os hospitais regionais que atuam nessa esfera com o intuito de articular a cadeia que envolve municípios, estado e instituições de ensino. Nessa viagem fizemos uma visita a Salgueiro, onde pactuamos a abertura de uma residência em enfermagem obstétrica no Hospital Regional Inácio de Sá e a Petrolina para fortalecer alguns aspectos do Hospital Dom Malan como campo de prática para instituições como UNIVASF e UPE”, esclarece a diretora Juliana Siqueira.

A diretoria, a qual representa, tem como missão planejar e regular a formação de profissionais para o SUS em articulação com as instituições formadoras, promovendo a Educação Permanente em Saúde. “É um trabalho que a gente faz com muito prazer por todo o interior do estado. Nesse processo, a gente acompanha in loco a integração do ensino/serviço e no Hospital Dom Malan nós sempre ratificamos a importância desse binômio para formação de novos profissionais de saúde. Foi uma visita muito boa, nós ficamos felizes com a articulação desses dois segmentos no HDM, e inclusive percebemos o potencial de expansão para algumas residências”, pontuou.

Para o superintendente do hospital, Etiel Lins, é com satisfação que a unidade de saúde materno/infantil recebe a notícia. “Ficamos felizes com a avaliação positiva e otimistas com a possibilidade de expansão do nosso programa de residência em medicina e enfermagem. Sem dúvida, esse é um grande diferencial do HDM e os benefícios seguem uma via de mão dupla onde todos saem ganhando”, refletiu.

Dados

O programa de internato do Hospital Dom Malan/IMIP recebe alunos da UNIVASF e também de outras instituições de ensino. Atualmente, conta com uma média de 168 alunos/mês divididos entre os cursos de medicina, farmácia, enfermagem e psicologia (UNIVASF), e enfermagem, nutrição e fisioterapia (UPE), estagiando na instituição. O hospital também oferece o programa de residência médica em ginecologia/obstetrícia (04 vagas/ano) e pediatria (10 vagas/ano), e o programa de residência de enfermagem em saúde da mulher (07 vagas/ano) e enfermagem em saúde da criança (03 vagas/ano).

Segundo a Diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, “realizar Ensino e Pesquisa no cenário da rede SUS é um desafio, mas ao longo desses anos o HDM tem se consolidado como uma unidade de referência também nesse quesito aqui na região. Ficamos felizes com esse reconhecimento da SES, mas isso só aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”. Angélica ressalta que neste mês o HDM/IMIP também foi visitado pelo MEC, que esteve na região avaliando os cenários de prática do Curso de Medicina da UNIVASF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Sobe para 20 toneladas o total de óleo recolhido no litoral de Pernambuco

A força-tarefa montada pelo Governo do Estado e órgãos ambientais recolheu, até 12h desta …