Hospital de Referência Covid-19 é inaugurado em Pernambuco

Hospital de Referência Covid-19, construído pelo Governo de Pernambuco na antiga unidade de saúde Alfa, localizada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, é inaugurado com 40 leitos, sendo 20 deles de Terapia Intensiva (UTIs), para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus.

A estrutura, que estava fechada desde 2018 sem energia elétrica e água encanada, além de elevadores e geradores sem funcionar, foi requerida administrativamente pelo Governo do Estado e passou por ampla reestruturação com reforma de toda parte elétrica e hidráulica e também com recuperação de equipamentos.

Com um investimento total de R$ 20 milhões, foi instalado no espaço um novo sistema de climatização, além da compra de gases medicinais, aquisição de aparelho de raio-X e tomógrafo computadorizado, tudo para ampliar a assistência oferecida aos doentes infectados pelo novo coronavírus em Pernambuco.

Segundo o governador do Estado, Paulo Câmara, esta é apenas a primeira etapa de leitos entregues no Hospital de Referência Covid-19, que terá ao final das obras o total de 230 leitos.

“Nessa primeira etapa entregue hoje [quinta-feira (16)] serão 40 novos leitos, sendo 20 de UTI e 20 de enfermaria. Estamos entregando à sociedade pernambucana uma unidade de saúde exclusiva para o tratamento dos doentes do novo coronavírus que terá 230 novos leitos, sendo 100 leitos de UTI e 130 leitos de enfermaria”, afirmou o governador.

A previsão do Governo do Estado é que todos os 230 leitos estejam funcionando ao longo das próximas semanas para tratar pacientes de Covid-19. Quando estiver em pleno funcionamento, mais de 900 pessoas entre médicos (155), enfermeiros (170), fisioterapeutas (82), técnicos de enfermagem (360) e outros profissionais de saúde, além de apoio e administrativo, atuarão no novo serviço, que passa a compor a rede estadual de saúde.

“Em pouco mais de 30 dias, por determinação do governador Paulo Câmara, hoje vamos atingir a marca de mais de 500 leitos [em Pernambuco], sendo 244 de UTI. Isso é um recorde na rede pública do Estado. Mas o enfrentamento da Covid-19 depende também do engajamento da população em aderir às medidas de restrição social”, destaca o secretário estadual de Saúde, André Longo.

OLINDA
A Maternidade Brites de Albuquerque, localizada na PE-15, no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda, também estava desativada, mas após passar por reparos começou a atender exclusivamente na última sexta-feira (10) casos da Covid-19. A unidade de saúde que possui 10 leitos UTI, recebe nesta quinta-feira outros 10 leitos de terapia intensiva.

LEITOS
Em pouco mais de 30 dias, o Governo de Pernambuco atinge a marca de 527 leitos abertos para o tratamento do novo coronavírus no Estado. Do total, 244 são de UTI. (FolhaPE)

Fechado para comentários

Veja também

Preço do gás canalizado fica mais caro em Pernambuco; confira reajuste

O preço do gás canalizado está mais caro em Pernambuco, a partir deste mês.  Houve um reaj…