Hemope lança campanha para reforçar o estoque de sangue durante o Carnaval 2020

Com o mote “Folião, seja um doador de sangue, vista essa fantasia”, a Fundação Hemope está convocando, da próxima quarta-feira (29.01), às 8h30, a população para reforçar o estoque estratégico de sangue durante o período carnavalesco. Para divulgar a ação, a instituição lançou uma campanha publicitária que reúne cartazes e folhetos. Estarão presentes, a participação solidária do cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, o frevo do maestro Spok, a cantora Nena Queiroga e do bloco lírico carnavalesco “O Bonde”. O dia ainda contará com a participação da Orquestra da Polícia Militar e da troça carnavalesca da Pitombeira dos Quatro Cantos. A ideia é recepcionar os doadores ao ritmo do frevo e da alegria do carnaval pernambucano.

A expectativa é aumentar o número de doações em cerca de 20%, garantindo, assim, estoque de sangue seguro para atender a demanda transfusional das Unidades Hospitalares. “Contamos com a solidariedade do povo pernambucano, pois neste período o Estado recebe muito turista e aumenta consideravelmente o quantitativo de foliões nas ruas, podendo ocorrer acidentes”, pontuou a diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta.

A campanha se estenderá por todo o mês de fevereiro e, para abrilhantá-la, o Hemope contará, no dia 11.02, com a presença dos super-heróis solidários; já no dia 15.02, da ação dos integrantes do Galo da Madrugada, e no dia 18.02, a presença tradicional do Rei e da Rainha do Carnaval do Recife, que irão cumprimentar os doadores, além de visitar os pacientes internados no Hospital do Hemope.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50kg. Para os menores de 18 anos, é necessário autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico. Vale lembrar que o Hemocentro Recife estará funcionando todos os dias (de segunda a sábado), de 7h15 as 18h30, inclusive, nos feriados do período do Momo.

(Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco)

Fechado para comentários

Veja também

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

A insegurança alimentar moderada ou grave atingia 7,4 milhões de famílias brasileiras (ou …