Governo notifica 627 mil pessoas a devolver auxílio emergencial; saiba como fazer

As pessoas que receberam indevidamente o auxílio emergencial do Governo Federal estão sendo notificadas para devolver, voluntariamente, os recursos recebidos.

A notificação está sendo realizada pelo  Ministério da Cidadania  através  de mensagens de celular, tipo SMS, pelos números exclusivos 28041 ou 28042.  As mensagens enviadas pelo Ministério contêm o registro do CPF do beneficiário, ou NIS. A pasta alerta que qualquer SMS enviado de números diferentes desses, com este intuito, deve ser desconsiderado.

As restituições estão sendo feitas por meio do pagamento de DARF em aberto e pela geração e pagamento de guias de recolhimento da União (GRU).

Como devolver

Todos aqueles que receberem a mensagem de texto relativos aos DARFs em aberto deverão efetuar o pagamento ou acessar o endereço eletrônico gov.br/dirpf21ae para denunciar fraude, se for o caso, ou informar divergência de valores.

Quem não tem DARF em aberto, mas tem valores a devolver, precisa acessar o site gov.br/devolucaoae e inserir o CPF do beneficiário. Depois de preenchidas as informações, será emitida uma GRU, e o cidadão poderá fazer o pagamento nos canais de atendimento do Banco do Brasil ou em outros bancos, caso selecione essa opção ao solicitar a emissão da GRU no sistema.

Para denunciar fraudes, o cidadão pode acessar a plataforma fala.br, da Controladoria-Geral da União. Além disso, o Portal da Transparência traz a relação pública de quem recebeu o auxílio emergencial. A ferramenta permite a pesquisa por estado, município e mês, ou por nome e CPF.

Fechado para comentários

Veja também

Unidades de Justiça Eleitoral continuam atendendo em horário especial até esta quarta (8)

Até esta quarta-feira (8), o TRE Pernambuco continua funcionando com horário e vagas ampli…