Governo de Pernambuco: Marília tem 38%; Raquel e Miguel estão empatados com 17%, segundo Ipec

A pesquisa Ipec para governador de Pernambuco, divulgada neste sábado (1º), encomendada pela Rede Globo, mostra a candidata Marília Arraes (Solidariedade) com 38% dos votos válidos. Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (União Brasil) ficaram empatados com 17%, cada. Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL) também têm os mesmos percentuais, com 12%, cada.

Pastor Wellington (PTB), Jadilson Bombeiro (PMB) e João Arnaldo (Psol) têm, cada, 1%. Claudia Ribeiro (PSTU), Jones Manoel (PCB) e Ubiracy Olímpio (PCO) não pontuaram. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, levando-se em conta um nível de confiança de 95%.

O cálculo dos votos válidos é realizado excluindo-se da amostra os votos brancos, nulos e eleitores que disseram que estão indecisos. O método é o mesmo que Justiça Eleitoral usa para divulgar o resultado oficial da eleição.

Levando-se em conta os votos totais, Marília tem 34%; Raquel e Miguel, 15%, cada um; Anderson, 11%; Danilo, 10%. Pastor Wellington e João Arnaldo tem, cada, 1%. Claudia, Jadilson, Jones e Ubiracy não pontuaram. O percentual de brancos e nulos foi de 6% e o dos que não souberam ou não quiseram responder, também.

Nas simulações para o segundo turno, a pesquisa apresentou dez cenários possíveis:

Marília 50% X 33% Raquel (branco/nulo: 14%; não sabe/não respondeu: 4%)

Marília 58% X 23% Anderson (branco/nulo: 16%; não sabe/não respondeu: 3%)

Marília 52% X 29% Miguel (branco/nulo: 15%; não sabe/não respondeu: 3%)

Marília 53% X 24% Danilo (branco/nulo: 19%; não sabe/não respondeu: 4%)

Raquel 50% X 25% Anderson (branco/nulo: 19%; não sabe/não respondeu: 6%)

Raquel 46% X 27% Danilo (branco/nulo: 21%; não sabe/não respondeu: 6%)

Miguel 42% X 32% Raquel (branco/nulo: 20%; não sabe/não respondeu: 6%)

Danilo 40% X 29% Anderson (branco/nulo: 24%; não sabe/não respondeu: 7%)

Miguel 39% X 32% Danilo (branco/nulo: 23%; não sabe/não respondeu: 6%)

Miguel 42% X 27% Anderson (branco/nulo: 25%; não sabe/não respondeu: 6%)

Quanto aos índices de rejeição, quando os entrevistados dizem em qual dos candidatos não votariam de jeito nenhum (nessa categoria, as pessoas ouvidas poderiam escolher mais de um nome), Anderson tem o maior percentual, com 24%. Wellington e Marília empatam, com 22%. Logo em seguida, aparece Danilo, com 19%.

O índice de rejeição de João Arnaldo é 16%. Depois vem o dos que não sabem ou preferem não opinar, com 15%. Jones e Jadilson empatam, com 14%. Claudia, Miguel e Ubiracy também têm o mesmo percentual de rejeição, com 13%. Raquel é a candidata menos rejeitada, com 10%. Quatro por cento dos entrevistados poderiam votar em todos os postulantes.

A pesquisa, realizada do último dia 29 de setembro até hoje, ouviu 2 mil eleitores em 74 municípios do estado. O registro no Tribunal Regional Eleitoral é PE-05764/2022.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) fecha primeiro trimestre entre as cidades que mais empregam em Pernambuco

Os números comprovam: Petrolina continua em ritmo crescente de desenvolvimento econômico! …