GAC-PE tem mês dedicado à leucemia no ‘Fevereiro Laranja’

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) promoverá, durante todo o mês de fevereiro no Recife, ações de conscientização sobre a leucemia. Denominada de “Fevereiro Laranja”, a campanha começará nesta segunda-feira (3).

Serão realizadas rodas de diálogos com pais e mães de pacientes na sede do GAC, localizada na rua Arnóbio Marquês, 310, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, e exibição de material publicitário nas redes sociais do grupo. O GAC-PE realiza o acompanhamento das crianças diagnosticadas com câncer em Pernambuco.

Também terá inicio mais um módulo do curso ‘Fique Atento-Pode ser câncer’. A capacitação é totalmente online, no site da Secretaria Estadual de Sáude, e será voltada para os profissionais da atenção básica envolvidos na linha de frente dos cuidados ao público-alvo e estudantes da área de saúde interessados no tema.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a leucemia corresponde a 33% dos casos de câncer que afetam crianças e adolescentes. Segundo a oncologista pediatra e presidente do GAC-PE, Vera Morais, “quanto mais cedo houver a identificação pelos profissionais de saúde, mais as chances de cura aumentam, com a estimativa de 70%”.

Dentre os sinais de alerta para a presença da patologia, estão o aumento dos gânglios (localizados no pescoço, axilas, peito, abdômen e virilha), sangramentos em diferentes locais do corpo (pele, gengivas, narinas, ao redor dos olhos ou na urina), fadiga excessiva, palidez acentuada, febre de origem indeterminada e infecções persistentes ou recorrentes, aumento do tamanho do abdômen e perda significativa de peso em um curto período de tempo também costumam ser sintomas indicativos da doença. (Folha de Pernambuco)

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco: 30 municípios vão receber novas ambulâncias do SAMU; Governo Federal não revelou nomes das cidades

Os investimentos da primeira etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC…