Floresta (PE): Estudantes recolhem e doam quase uma tonelada de lixo reciclável na Semana do Meio Ambiente

O campus do Instituto Federal do Sertão Pernambucano em Floresta (PE) promoveu uma ‘Ecogincana’ em que conseguiu recolher, no município, cerca de uma tonelada de lixo reciclável (Garrafas PET e latinhas de alumínio). A ação ocorreu em virtude da Semana do Meio Ambiente e da Química promovida pela instituição.

Todo o material recolhido pelos estudantes da instituição será entregue a uma comunidade local cujas famílias vivem da renda conseguida com material reciclado.

De acordo com a Diretora do campus, Rosineuman de Souza Soares Leal, a força desse momento, em que o meio ambiente florestano recebe imensa colaboração da comunidade escolar, além de ajudar trabalhadores que vivem da renda dos reciclados, teve, de igual modo, intensa importância na formação ético-cidadã dos estudantes em sua relação com a sustentabilidade – ambiental, social e econômica.

“A Semana do Meio Ambiente e da Química deixa marcas muito positivas na formação dos nossos alunos e na construção de novas atitudes em relação às questões ambientais, à sustentabilidade, à qualidade de vida. A ‘Ecogincana’, de modo particular, comprova a importância do engajamento com a causa e mostra que é possível fazer a diferença quando se tem compromisso e responsabilidade compartilhada. Nossos alunos deixaram o nosso ambiente livre de quase uma tonelada de objetos poluentes”, afirmou a Gestora do Campus Floresta.

Além do recolhimento do lixo, os estudantes participaram do importante momento do plantio de mudas nativas no entorno do campus e fizeram uma exposição fotográfica sobre os mais acentuados desafios ambientais que o município tem a enfrentar.

O encerramento da programação se deu no último sábado, 11 de junho, com a mesa redonda intitulada “Os desafios e a contribuição multidisciplinar para as práticas ambientais”, transmitida via internet.

O presidente da Comissão organizadora da Semana, professor Marfran Claudino Domingos, reiterou que o evento foi uma oportunidade de muito aprendizado e de reflexões, em que toda a comunidade – estudantes, professores, funcionários técnicos e a população florestana – pôde perceber como somos parte desse meio ambiente e como dependemos dele para termos qualidade de vida. “Foi uma experiência magnífica. Vimos consciência cidadã em cada momento dessa semana”, afirmou.

Como estímulo ao empenho dos estudantes, a equipe vencedora da ‘Econgincana’ ganhará uma viagem ao Parque Nacional do Catimbau, conhecido como Vale do Catimbau, em Pernambuco, considerando o segundo maior parque arqueológico do Brasil. A gestora do campus finaliza, festejando a cidadania dos seus estudantes: “Que orgulho de vocês!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Vereador Júnior Gás é lançado pré-candidato a deputado federal e perde cargos na Prefeitura de Petrolina (PE)

Após lançar sua pré-candidatura a deputado federal pelo Avante, o vereador de Petrolina (P…