Festival Regional do Umbu em Uauá destaca e expõem riquezas da caatinga

cartaz Uauá editado

A 8° edição do Festival Regional do Umbu será realizada nos próximos dias 29 e 30 de abril na cidade de Uauá-BA, localizada a 126 km de Juazeiro-BA e a 428 km de Salvador. O evento é organizado desde 2001 pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – COPERCUC, com intuito de promover a visibilidade de ações e itens produzidos pela agricultura familiar, desenvolvidos na região da caatinga.

Nesta edição o Festival tem como tema “Ano Internacional das Leguminosas”, tema trabalhado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas(FAO), em todo o mundo. As leguminosas são fontes de proteínas para os animais, além de terem propriedades que podem contribuir para a fertilidade do solo. O bioma caatinga possui centenas de espécies com esta classificação e muitas dessas são medicinais ou forrageiras, utilizadas para a alimentação animal como: Umburana, Angico e Jatobá. As leguminosas são vegetações comuns em volta dos umbuzeiros e são peças importantes para a preservação do Bioma Caatinga.

O Festival Regional do Umbu em Uauá, também vai contar com a Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar, serão mais de 40 stands, com expositores da Bahia e também do Sul e Centro-Oeste do país. Quem for ao local vai poder, entre outras coisas, apreciar biscoitos, cachaças, cerveja, doces, geleias, compotas, artesanato e cosméticos produzidos com matéria-prima retirada da caatinga, como o umbu, o maracujá da caatinga, mandacaru, entre outros. Os participantes vão poder também degustar a Cerveja de Umbu com receita e produção da COOPERCUC, além de conferir apresentações culturais, concurso de Aboiadores e de Contadores Causos do Sertão. À noite, o festival vai oferecer o som da sanfona e muita música com forró pé de serra e outros estilos trazidos por atrações musicais como: Canindé, Nilton Freitas e Gogó ( Roberto Malvezzi), Renan Mendes, Cláudio Barris e Roberto Dantas. Com todos esses atrativos, a organização do festival espera um público de cerca de 40 mil pessoas nos dois dias de evento.

A COOPERCUC

É uma cooperativa com a missão contribuir para fortalecimento da agricultura familiar, tendo como foco a produção ecológica, economicamente viável, justa e solidária. A COOPERCUC tem atualmente 270 cooperados, 75% desses são mulheres. A instituição é responsável pela produção anual de cerca de 200 toneladas de geleia, compotas e doces de umbu e de outros produtos típicos da caatinga. Além de escoar produtos para o mercado interno, a cooperativa também exporta doces para a França e geleia para a Austrália e Alemanha.

Atividades que antecedem o Festival Regional do Umbu, programação importante para a Agricultura Familiar da região. Confira:

Programação

Quarta-feira, 27/04

8h30 às 18h

Assembleia de constituição da Central de Comercialização da Agricultura Familiar do Território Sertão do São Francisco – Central da Caatinga.

Quinta-feira, 28/04

8h30 às 18 h

Seminário de Mulheres da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Comunidades Tradicionais com o tema:“ Mulheres e seus Territórios”;

Seminário da Juventude Rural com o tema: “Juventude, Cultura e Desenvolvimento Territorial”.

Programação da 8ºedição do Festival Regional do Umbu

Sexta-feira 29/04

9h – Abertura da Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar

9h – Abertura da exposição: “ A história da COOPERCUC em imagens e vídeos”

10h – Cerimonia de Abertura do 8º Festival do Umbu

11h -Homenagem as mulheres fundadoras da COOPERCUC e lançamento de livros, vídeos e revistas:

* Livro de Receitas – Mesa Farta no Semiárido ( receitas com produtos da agricultura família);

* Revista Bahia Oportunidades – Umbu o Fruto Permitido;

* Cartilha – Juventude Rural e Cooperativismo – Caminhos para a Inclusão de Sucessão Rural no Semiárido Brasileiro;

* Vídeo documentário- Juventude Rural e Cooperativismo do Semiárido – Caminhos e Desafios.

14h – Apresentações Culturais;

Mesa redonda: Compras institucionais, desafios na execução do PNAE e PAA;

15h30 – Degustação

17h – Concurso de Contadores de Causos sobre o Sertão

18h – Apresentação cultural

21h – Shows musicais ( no palco da praça)

Sábado, 30/04

8h30 às 20h

Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar;

Exposição: A história da COOPERCUC em imagens e vídeos;

9h – Apresentação Cultural

9h15 – Mesa redonda: Políticas Públicas de Apoio a Agricultura Familiar;

11h – Apresentação Cultural;

14h – Oficinas/ Painéis temáticos

16h – Concurso de Aboiadores;

17h -Concurso de Cordel da Juventude;

18h – Premiação e apresentação cultural;

21h – Shows Culturais (no Palco da Praça)

Fechado para comentários

Veja também

Aeroporto de Petrolina começa a receber doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul 

O Aeroporto de Petrolina (PNZ) está recebendo alimentos não perecíveis e materiais de higi…