Fernando Filho vai propor debates sobre a redução da maioridade penal

filho

Representantes da Juventude Socialista Brasileira (JSB) reforçaram a posição contrária em relação à redução da maioridade penal, nesta quinta-feira (23), em encontro com o líder do PSB na Câmara, Fernando Coelho Filho. O líder se comprometeu a realizar uma série de debates com a Bancada do PSB na Casa para fechar posição sobre o tema até sua votação em Plenário.

A Câmara analisa a Proposta de Emenda a Constituição (PEC nº 171/93) que diminui a maioridade penal em Comissão Especial instalada no último mês. O colegiado tem o prazo de 40 sessões para encaminhar a proposta ao Plenário. Até lá, o líder do PSB espera conseguir consenso da maioria da bancada na Casa. “Não queremos forçar posições, mas mostras dados que comprovem que a redução da maioridade penal não resolverá o problema da violência no Brasil. Está é uma bandeira do partido socialista e espero que possamos chegar a um ponto comum”, argumentou Fernando Coelho.

O secretário nacional da JSB, Tony Sechi, defendeu que sejam pensadas outras soluções para resolver a questão da violência praticada por menores, como a reestruturação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para crimes hediondos. “O País precisa, na verdade, de políticas públicas de educação para juventude”, afirma Sechi. Também estava presente no encontro o presidente nacional da JSB, Douglas Alves.

Atualmente o ECA, que regulamenta a responsabilidade penal de menores de 18 anos, determina que os adolescentes de 12 a 17 anos podem responder por atos infracionais (crimes ou contravenções), como roubo e homicídio.Neste caso, aplicam-se medidas socioeducativas, que podem ir de advertência à internação por até três anos para os crimes mais graves, como homicídio.

1 Comentário

  1. Edy

    24 de abril de 2015 em 14:26

    Por estas e outras escolhas, como a da aceitação na terceirização que deixo de apoiar Fernando Filho.

Veja também

Danilo elege Brasília Teimosa em Recife (PE) para 1º ato oficial da campanha nesta terça (16)

Uma grande caminhada pelas ruas do simbólico bairro de Brasília Teimosa, no Recife, marca …