Fernando Bezerra questiona OEA sobre restrições migratórias anunciadas por Donaldo Trump

Titular da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) questionou a Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre o posicionamento da entidade em relação a medidas migratórias restritivas conduzidas pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump. Uma das medidas anunciadas por Trump é a construção de um muro na fronteira entre os EUA e o México. Esta e outras preocupações de Fernando Bezerra – inclusive, em relação à crise na Venezuela – foram colocadas pelo senador ao diplomata Fernando Simas Magalhães, sabatinado hoje pela CRE e aprovado, por unanimidade, para o cargo de representante permanente do Brasil junto à OEA.

“Notamos um certo silêncio da OEA em relação às posições tomadas pelo presidente Trump sobre essas questões migratórias”, disse Bezerra Coelho. “Existe uma certa subserviência ou submissão aos Estados Unidos, onde fica a sede da Organização (em Washington)? Existe uma dependência excessiva dos Estados Unidos na condução da agenda da OEA.”, indagou Bezerra Coelho.

De acordo com o diplomata, a entidade está “se esforçando” para uma atuação mais autônoma, conferindo maior isonomia entre os Estados-membros e buscando mais equilíbrio na participação financeira de outros países junto à entidade. Segundo Fernando Simas, os EUA são responsáveis por uma parcela expressivamente maior de contribuição ao orçamento regular da OEA, da ordem de 60%.

Fundada em 1948 em Bogotá (Colômbia), a Organização dos Estados Americanos congrega 35 nações independentes das Américas e constitui o principal fórum governamental político, jurídico e social do hemisfério. Entre os membros da OEA, estão Brasil, Estados Unidos e Venezuela, entre outros países das três Américas.

Fechado para comentários

Veja também

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta segunda-feira

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entre…