Fernando Bezerra quer que recursos para transposição e revitalização do São Francisco sejam prioridade

bezerra

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) defendeu, na manhã desta quarta-feira (30), a ampliação e priorização de recursos para as obras dos programas de Transposição/Integração e Revitalização do São Francisco. “É preciso que os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), por exemplo, priorizem estas obras para que elas possam ser agilizadas”, destacou Fernando Bezerra, durante audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, que discutiu o andamento das obras de interligação das águas do Rio São Francisco nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No debate, o senador afirmou que os parlamentares – principalmente, os nordestinos – precisam estar em “alerta, vigilância e pressão por mais investimentos” para que a região consiga atravessar o quinto ano consecutivo de seca. “Acelerar as obras de transposição e revitalização do São Francisco é medida fundamental para se evitar o colapso hídrico em diferentes áreas do Nordeste”, acrescentou Bezerra Coelho, ao reconhecer o empenho do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, um dos convidados à audiência pública de hoje.

“Por recomendação do presidente Michel Temer, o ministro abraçou estes projetos e demonstra envolvimento pessoal para o andamento das obras”, observou o senador, durante o debate, que também contou com a participação do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria; do secretário de Infraestrutura da Paraíba, José Azevedo Lins Filho; e do secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, José Almir Cirilo.

De acordo com Helder Barbalho, os principais “eixos alimentadores” da transposição do rio serão concluídos até o final do próximo ano. “As obras de integração do São Francisco não estão paralisadas”, garantiu o ministro da Integração, ao anunciar a liberação de R$ 44 milhões para ações direcionadas ao abastecimento hídrico de cidades como Fortaleza (CE).

REVITALIZAÇÃO – Além de observar que as obras dos eixos e canais complementares da transposição “também não podem parar”, o senador Fernando Bezerra Coelho ressaltou a necessidade de os governos federal e estaduais priorizarem as ações de revitalização do São Francisco. “A transposição significa pegar água de onde tem e levar para onde não tem. O problema é que está ficando difícil ter água onde sempre teve”, alertou o parlamentar, ao defender medidas “mais contundentes” de proteção das nascentes e recuperação das matas ciliares do rio, além da construção de novas barragens para a ampliação do armazenamento de água.

MOBILIZAÇÃO – A audiência pública de hoje, na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, deu continuidade ao esforço de senadores nordestinos em busca de soluções para o enfrentamento de uma das secas mais severas da história pela qual o Nordeste deverá passar, nos próximos meses. Ontem (29), Fernando Bezerra e mais 15 senadores nordestinos reuniram-se com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, para solicitar a garantia de recursos destinados a obras estruturantes e voltadas a ampliar a produção de água na região. Entre elas, os programas de transposição e de revitalização do Rio São Francisco.

Durante a reunião com Temer – da qual também participaram os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e das Cidades, Bruno Araújo – o presidente afirmou que o governo está atento ao problema da seca, que as obras estruturantes contarão com recursos federais e que os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia já estão levantando as possibilidades financeiras para que seja dada celeridade às ações de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco. Segundo garantiu Barbalho, mais R$ 7 bilhões serão destinados ao programa, no decorrer dos próximos dez anos.

Fechado para comentários

Veja também

Juros do cartão de crédito sobem e chegam a 421% ao ano

A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito subiu em março e chegou a 421% ao ano. Fo…