Feira Criativa da Caatinga vai reunir arte e cultura do Sertão

feira

Artesanato, gastronomia e música regional são algumas das atrações que juazeirenses e a população de cidades do Norte baiano irão apreciar durante a I Feira Criativa da Caatinga. O evento é aberto ao público e será realizado entre os dias 13 e 15 de novembro, no Parque da Associação Casa do Artesão de Juazeiro (Acaj).

No evento, mais de 20 municípios que compõem os Territórios de Itaparica, Nordeste II e Sertão do São Francisco, além de convidados de Petrolândia e da aldeia indígena Tumbalalá vão expor e comercializar seus produtos em estandes montados para feira. A ideia é ampliar a visibilidade da Acaj e promover a interação do setor artesanal com outras atividades da economia criativa. “A feira visa colaborar com o fortalecimento das ações empreendedoras criativas e com o desenvolvimento turístico e econômico local. Através de atividades de capacitação e oficinas, buscamos a integração da produção artesanal de seus associados como forma de criar uma identidade forte do artesanato regional”, destaca a presidente da Acaj, Lucia Rêgo.

O Sebrae Juazeiro é um dos apoiadores do evento, e para o gerente regional da instituição, Carlos Cointeiro, a feira será um momento de mostrar à sociedade e consumidores a arte e cultura original dos artistas da região. “O Sebrae já desenvolve junto aos artistas de Juazeiro e cidades vizinhas um trabalho que busca identificar as potencialidades culturais e artísticas, dinamizando esses empreendedores e direcionando para criação de pequenos negócios. Nossos consultores estão colaborando na estrutura e organização do evento, e com certeza os visitantes vão apreciar produtos de qualidade e que retratam a identidade regional”, frisa.

O couro, a cerâmica, a madeira e o tecido são as principais matérias-primas utilizadas na confecção dos produtos, que vão desde roupas a acessórios, passando por brinquedos e peças decorativas que levam a cultura regional para diferentes locais. Além da exposição e comercialização dos produtos artesanais, a programação inclui também apresentações culturais de Juazeiro e Casa Nova, tais como o Samba de Veio do Rodeadouro, teatro de Yago e Grupo, Capoeira, dança, Hip Hop, Caretas, Grupo Maculelê, Terreiro de Kidé e shows musicais com os artistas Wellington Miranda, o repentista Francisco Cosme, o cordelista e poeta Valdir Lemos, além de sanfoneiros locais.

A I Feira Criativa da Caatinga é uma realização da Associação Casa do Artesão de Juazeiro, com apoio do Sebrae e parceria da Prefeitura Municipal de Juazeiro, Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco (Cesol SSF) e Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

Mais informações podem ser obtidas na Associação Casa do Artesão ou no telefone 74 3611 6561.

Fechado para comentários

Veja também

Bebela e a simplicidade da luz

Por Carlos Laerte Quem, entre nós, já viu o Nego D’água? Bebela viu, e olha que aind…