Em nota, Samu reconhece que atendente foi rude com familiar da paciente que denunciou omissão de socorro por Edenevaldo Alves Postado em 27 de março de 2019 Em matéria publicada no Blog, após Kalila Souza Pereira relatar sobre a omissão de socorro sofrida durante várias ligações realizadas para o Samu, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência enviou a seguinte nota: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina esclarece o caso da paciente Kalila Souza, que reclamou do atendimento do órgão no último dia 15 de Março. Após averiguação junto à gravação da chamada, a coordenação do SAMU informa que a médica falou com a mãe da paciente que no momento não havia ambulâncias disponíveis, pois todas se encontravam em ocorrências. A profissional solicitou que ligassem após cinco minutos ou tentassem auxílio junto ao Corpo de Bombeiros. Sobre a conduta da atendente responsável pelo primeiro contato com os autores da chamada, o SAMU reconhece que a mesma foi rude com a familiar da paciente e, por conta disso, foi advertida , pois não seguiu o padrão de atendimento preconizado pelo órgão e pela Secretaria de Saúde. Cabe ainda salientar que os profissionais do serviço móvel de urgência passam por treinamentos e cursos de humanização e sensibilização para que atuem com excelência no atendimento ao público.