“Em briga de marido e mulher, a gente salva a mulher”

Por que os homens culpam as mulheres pelas ações danosas que praticam contra elas?

A todo momento vemos notícias na imprensa onde o companheiro, oprime, expõe, ameaça, humilha, bate, estupra, mata a mulher e em sua defesa diz que a mulher foi a culpada pela situação, essa narrativa ganha força de verdade.

Vivemos ainda em uma sociedade cuja cultura patriarcal e machista remete as mulheres a um lugar secundário, o da submissão. Sabemos que nesse contexto não é fácil identificar e sair do ciclo da violência doméstica. Não é fácil denunciar o companheiro sobretudo quando a pessoa é uma figura pública, rica e famosa. O risco de exposição e julgamento aumenta.
Imagens chocantes revelaram a violência sofrida por Pamella Holanda em seu lar, na presença de terceiros, que sequer tomaram a iniciativa de afastar o agressor da vítima e na frente de uma criança.

O agressor, DJ Ivis, NÃO teve prisão decretada, culpou Pamella por suas atitudes violentas e aumentou seus seguidores nas redes sociais.

É INACREDITÁVEL o momento que vivemos, em que a violência passa a atrair as pessoas, não para a sua superação, mas para a justificação como se esta fosse possível.

Apesar de termos dispositivos legais como a lei Maria da Penha (que precisamos fortalecer todos os dias) é urgente construir uma nova cultura, livre do patriarcado que colabore para um pensamento social de igualdade, humanização e respeito. A culpa nunca é da vítima! (UBM de Petrolina (PE).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Incertezas sobre a Sputnik V desagradam secretário da Saúde de Pernambuco

Quando parecia que a novela envolvendo a compra da vacina contra a Covid-19 Sputnik V, des…