Em 20 anos, Centro de Tratamento da Obesidade realizou 686 cirurgias bariátricas em Petrolina

Em 20 anos, o CTO (Centro de Tratamento da Obesidade), que fica na Rua Aristarco Lopes, em Petrolina já realizou 686 cirurgias bariátricas em Petrolina.Em 2018, foram registrados em torno de 80 procedimentos.

“O resultado é positivo com índice zero de óbitos porque a nossa equipe realmente se dedica ao paciente”, afirma Lindon Johnson Batista de Oliveira, cirurgião bariátrico.

Desde janeiro de 2012, o rol de cobertura da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
obriga as operadoras de saúde a oferecer tratamento cirúrgico sem qualquer restrição aos
portadores de obesidade mórbida, respeitando a decisão médica e o direito do paciente, já pelo SUS, Petrolina ainda não oferece esse tipo de procedimento.

“Essa é uma preocupação antiga, é uma pena a cidade de Petrolina não oferecer pelo SUS a cirurgia bariátrica, já venho batendo nessa tecla há cinco anos porque a cidade é uma referência para o Nordeste, entregamos um projeto à diretoria do Hospital Universitário, mas até o momento não foi demonstrado nenhum interesse”, pontuou.

Apesar do incremento na rede pública, realidade ainda distante em Petrolina no entanto, o sistema público ainda realiza muito menos cirurgias que a saúde suplementar: segundo a ANS, o setor realizou 48.299 procedimentos só em 2017.

Fechado para comentários

Veja também

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

No ponto de ônibus, Taís aguarda o transporte público, ansiosa pelo tempo que terá que esp…