Eleições 2016: Processo eleitoral em Pernambuco conta com 13.056 policiais

policia

A Secretaria de Defesa Social – SDS divulgou nesta quinta (29) os detalhes do esquema de segurança para as eleições de 2016, em entrevista coletiva que também contou com a presença da Polícia Federal – PF, Tribunal Regional Eleitoral – TRE e Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-PE). Ao todo, 13.056 policiais militares e civis vão compor o efetivo a ser empregado no próximo domingo, 02 de outubro. As informações foram repassadas no prédio sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.

O trabalho começou na manhã de hoje (29) com o envio das primeiras tropas para o sertão do Estado. No dia da eleição o planejamento operacional será coordenado do Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR, na Rua Rio Capibaribe, 147, onde funciona a Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI, no bairro de São José, no Recife. No local se concentrarão representantes da SDS e suas operativas, do TRE, da PF, Polícia Rodoviária Federal, Samu, Metrorec e CTTU que acompanharão toda a movimentação das eleições no Estado para, em conjunto, encontrarem soluções para qualquer problema que possa vir a acontecer.

O planejamento do esquema de segurança para eleições 2016 começou no segundo semestre de 2015 e trouxe novidades. “Havia distribuições de urnas de centros regionais para locais de votação com uma antecedência que não era necessária. Então retardamos as distribuições e otimizamos os meios. Menos policiais empregados nessa atividade são mais policiais nas ruas para tomar conta da segurança num todo”, ressaltou o secretário da SDS, Alessandro Carvalho. E frisou: “Não houve nenhum prejuízo na segurança do pleito. Estudamos as duas últimas eleições e há locais com potencial de problemas já registrados e outros menos. Dimensionamos os meios de acordo com os problemas, em comum acordo com o Tribunal Regional Eleitoral”, contou.

Entre as funções desempenhadas pelos profissionais que vão atuar no domingo, estão o apoio a juízes eleitorais, guarda e segurança das urnas eletrônicas, antes e depois das eleições, policiamento nos 3.302 locais de votação, reforço nos grandes corredores viários e pontos de grandes concentração, além de escoltas das urnas das seções eleitorais aos locais de apurações.

Reforçarão a segurança nas eleições 12.111 policiais militares, onde 6.185 atuarão no Grande Recife e 5.926, no interior. Pela manhã, 560 homens embarcaram da quadra de hóquei do Sport, na Ilha do Retiro, para garantir a segurança das votações nas cidades do Sertão. Nesta sexta-feira (30), mais 700 PMs seguirão com destino ao Agreste e Zona da Mata Sul e Norte de Pernambuco.

O comandante geral da Corporação, coronel Carlos D’Albuquerque, acompanhou o embarque dos militares. “O papel da Policia Militar é de garantir a segurança do pleito eleitoral, onde serão distribuídos policiais nos locais de votação e na guarda de urna, com o propósito de garantir a segurança do eleitor e o processo democrático estabelecido através do voto”, disse.

A Polícia Civil atuará com 945 policiais, sendo 171 delegados, 136 escrivães e 638 agentes, distribuídos em 124 Delegacias de Plantão na Capital, Região Metropolitana e no Interior.

Em casos de roubo, perda ou extravio de documentos, o cidadão também poderá registrar ocorrência na Delegacia pela Internet nos endereços www.sds.pe.gov.br ou www.policiacivil.pe.gov.br.

A SDS estará trabalhando também com helicóptero nas configurações policial e aeromédico, em apoio às ações policiais, através do patrulhamento na Capital, podendo ser deslocado para o interior, em casos de necessidade. O plantão da Corregedoria vai funcionar 24 horas durante todo o período das eleições, na sede do órgão, no bairro da Boa Vista.

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para concurso da Polícia Científica de Pernambuco começam nesta segunda (29)

As inscrições para o concurso público da Polícia Científica de Pernambuco serão aceitas a …