Dor de cabeça é tema de simpósio promovido por Liga Acadêmica da Univasf

A Liga Acadêmica Multidisciplinar para Estudo da Dor (Lamed), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará nesta sexta-feira (27) e sábado (28) o I Simpósio Multidisciplinar de Cefaleias. O evento apresentará uma abordagem multidisciplinar, com profissionais da área da saúde, acerca do estudo da cefaleia, ou “dor de cabeça”, como é popularmente conhecida, com ênfase no diagnóstico e tratamento da condição. A transmissão acontece através do canal da Lamed no YouTube, a partir das 18h.

As inscrições para o simpósio encerram amanhã (26) e podem ser feitas online, gratuitamente. Para participar, os interessados devem acessar o Instagram da Lamed  e seguir os passos indicados na foto oficial de divulgação evento, publicada no perfil. A equipe organizadora irá encaminhar o link de inscrição aos interessados após a realização dos passos orientados na publicação. Os participantes irão receber certificado de 7 horas.

O simpósio terá sete palestras, ministradas por profissionais de diferentes áreas. Entre as temáticas abordadas destacam-se: “Dieta para portadores de cefaleia crônica”, com participação da nutricionista Xenusa Pereira; “Cefaleia na emergência e os principais sinais de alerta”, ministrada pelo representante da Sociedade Brasileira de Cefaleias Pedro Roris; e “Cefaleia e os riscos da automedicação”, com a farmacêutica Morganna Thinesc.

De acordo com a coordenadora da Lamed e docente do Colegiado de Medicina da Univasf, Aline Cavalcanti, a importância do simpósio está em fornecer informações úteis para a comunidade sobre uma condição que é muito frequente entre a população e pode ser um sinal de risco à saúde. “A cefaleia é apontada como um transtorno que afeta a maioria da população mundial, estimando-se que cerca de 84% das mulheres e 70% dos homens será ou já foi acometido por esta condição em algum momento ao longo da vida. O Simpósio oferece à população acesso a um espaço de discussão sobre o tema, possibilitando a identificação de situações de risco, ou mesmo como proceder em alguns casos, e quando procurar ajuda profissional”, afirma a professora.

A Lamed é a primeira liga multidisciplinar da Univasf e surgiu com o intuito de promover uma abordagem com múltiplos olhares sobre a dor, promovendo para a comunidade atividades voltadas para o entendimento, estudo e tentativa de alívio. A Liga Acadêmica e o I Simpósio Multidisciplinar de Cefaleias têm apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Univasf (Proex).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

TRAGÉDIA: Presidente do Palmas, quatro jogadores e comandante da aeronave morrem em queda de avião no Tocantins

Um acidente aéreo registrado na manhã deste domingo (24), deixou  seis pessoas mortas pouc…