Deputado Federal João Campos diz que corte de verbas na educação é absurdo

0

Universidades e institutos Federais das cidades de Petrolina, no Sertão Pernambucano, sentirão em breve os prejuízos causados pelo corte de 30% da verba orçamentária anunciado pelo Ministério da Educação. Especialistas afirmam que além da perda de pesquisa e fechamento de turmas, o bloqueio põe em riscos serviços básicos como fornecimento de energia.

Em entrevista ao Programa Edenevaldo Alves na Petrolina FM 98,3, o Deputado Federal João Campos (PSB) relatou sobre o impacto  negativo desta decisão na área educacional e expôs que este tipo de corte é uma forma de limitar o pensamento da população. “Um corte que é absurdo. Mais do que o interesse de um ajuste fiscal, é um corte para combater quem pensa, quem produz conhecimento” questionou.

De acordo com o parlamentar, só a Universidade Federal do Vale do São Francisco terá 84% do seu investimento comprometido, o que equivale ao bloqueio de mais de R$ 11 milhões de reais.

O deputado ainda informou que já está se articulando juntamente com representantes dessas e outras instituições para reivindicar os cortes. “Eu tive a oportunidade de há uns 15 dias começar uma articulação com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, com a reitora da Universidade Rural e agora, vou procurar também, a Univasf para a gente juntar bancada. Independentemente de partido, de campo político – a gente tem que juntar com quem queira ajudar a nossa universidade, a nossa educação” relatou.

João Campos reforçou o comprometimento contra a decisão do MEC que prejudicará o funcionamento dessas e outras instituição a partir do segundo semestre deste ano. “Não é diminuindo o papel da universidade, do estudo e da educação que a gente vai conseguir sair da crise.  É uma atitude equivocada e o nosso papel enquanto representante do povo é lutar pelos pernambucanos” concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Vereador José Batista detona os ex-prefeitos Odacy Amorim e Júlio Lóssio

O vereador de Petrolina,  José Batista da Gama (PDT), não poupou as duras palavras durante…