Covid-19: Carro da Vacina já imunizou mais de três mil pessoas em Petrolina (PE)

Há quase dois meses em atividade nos bairros e distritos de Petrolina, o carro da vacina já passou por mais de 30 localidades, levando a primeira, segunda, terceira e dose de reforço para os petrolinenses. A imunização é feita durante o fim de semana, e até o momento mais de três mil doses já foram aplicadas através do veículo. No último sábado (22) e domingo (23) a ação foi no KM 25, Projeto Maria Tereza, e no N-7, ao todo mais de 600 pessoas receberam o imuno contra a COVID-19.

Implantado ainda em novembro de 2021, o carro da vacina objetiva atender os moradores dentro das suas próprias comunidades. Isso ocorre aos finais de semana e feriados, visando atender o público que tem dificuldade em se dirigir até as Unidades Básicas de Saúde ou que trabalha durante o horário de funcionamento da unidade. Para receber o imuno, só precisa se deslocar até a unidade móvel com documentação pessoal e comprovante de residência.

Para a secretária de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, a estratégia tem sido bem aceita pelos moradores nas localidades, e a vacinação tem sido exitosa por onde passa. “A nossa programação atende uma localidade por dia, e estamos com um saldo de mais de 600 pessoas atendidas aos finais de semana em Petrolina. Isso tem sido bem validado pela secretaria, tendo em vista que algumas pessoas possuem dificuldades de locomoção, e na semana trabalham nas fazendas e roças, inviabilizando assim a imunização em horário comercial”, explicou a secretária.

Em Petrolina, a vacina está sendo disponibilizada de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde, com um cronograma para evitar interferência na aplicação das vacinas de rotina. Já na zona rural, o planejamento é diferenciado, a aplicação é realizada em dias específicos para não interferir e nem aglomerar diferentes públicos nas unidades de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Anvisa pede uso de máscara e distanciamento em aeroportos para conter chegada da varíola dos macacos ao Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota em que pede o uso de medid…