Coronavírus: unidades de saúde estão preparadas para notificar casos suspeitos em Pernambuco, diz secretário

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, declarou, nesta quinta-feira (30),  que todas as unidades de atendimento da rede pública e privada estarão preparadas para notificar possíveis casos de coronavírus. “Não há nenhuma notificação de caso suspeito que preencha os pré-requisitos do Ministério da Saúde em Pernambuco”, afirmou ele, em coletiva de imprensa. Longo disse ainda que seguirá monitorando a situação em outros estados e países e que, por enquanto, não há uma estratégia específica para o Carnaval.

As declarações foram dadas após reunião realizada na manhã desta quinta na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, que contou com a presença de representantes de órgãos municipais, da Vigilância Sanitária, entidades de saúde e hospitais públicos e particulares. Caso seja notificada alguma suspeita da presença do vírus no Estado, o paciente deverá ser encaminhado para o Hospital Oswaldo Cruz (Huoc), que será referência no tratamento da doença.

“Uma coisa importante é que o Oswaldo Cruz não terá atendimento de livre demanda. As pessoas não devem procurar o Oswaldo Cruz, devem procurar uma unidade de saúde. E dela, se for confirmado o caso suspeito, vai ser referenciado para o Huoc para serem feitos os devidos exames e avaliação e definir se o paciente ficará em observação ou seguirá para o isolamento domiciliar”, ressaltou o infectologista do Huoc Demetrius Montenegro. (Folha de Pernambuco)

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco: 30 municípios vão receber novas ambulâncias do SAMU; Governo Federal não revelou nomes das cidades

Os investimentos da primeira etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC…