Comissão aprova título de Cidadão de Pernambuco ao vice-presidente da República Hamilton Mourão

A concessão de títulos de cidadão de Pernambuco e medalhas Leão do Norte a oito personalidades foi aprovada pela Comissão de Justiça da Alepe nesta segunda. Houve ainda a reprovação de uma das homenagens propostas. Dentre os projetos de resolução aprovados, está o que entrega o título de cidadão ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, proposto pelo deputado Marco Aurelio Meu Amigo, do PRTB. O deputado Aluísio Lessa, do PSB, se absteve de votar em relação à homenagem.

Também poderão ser agraciados com a cidadania pernambucana, após a proposta passar pelo Plenário, o promotor de Justiça Sérgio Tenório de França, o juiz federal Leonardo Augusto Nunes Coutinho e o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Delegado Nehemias Falcão de Oliveira Sobrinho.

Em relação à medalha Leão do Norte, foi rejeitada a entrega do Mérito Sanitário Josué de Castro ao médico Antônio Soares Aguiar Filho, proposta pela deputada Clarissa Tércio, do PSC. O deputado Aluísio Lessa argumentou que os valores promovidos pela homenagem são incompatíveis com a atuação do profissional durante a pandemia da Covid-19.

“Em respeito à memória de Josué de Castro, eu voto contra essa concessão da Medalha Leão do Norte. Em um momento de pandemia, em um momento de enfrentamento duro do coronavírus, eu não voto favorável a qualquer profissional da área de saúde que defenda o uso da cloroquina e de assemelhados que não têm nenhuma indicação comprovada de eficiência”.

Pelo mesmo motivo, os deputados Diogo Moraes, do PSB, e João Paulo, do PCdoB, também votaram contra a matéria. Tony Gel, do MDB, se absteve de votar até que seja esclarecido o objeto de uma investigação do Cremepe sobre o tema.

Fechado para comentários

Veja também

Juazeiro (BA): Jovem morre após ser atropelada no distrito de Maniçoba 

Uma jovem identificada pelo nome Zenny morreu após ser atropelada no distrito de Maniçoba …