Cobertura vacinal em Pernambuco é considerada grave e prefeitos são notificados por falhas, aponta presidente do TCE

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou os resultados da Fiscalização Ordenada 2023, na manhã desta terça-feira (22).

Os dados investigam os níveis de cobertura vacinal nas 184 cidades que formam o Estado e são referentes às quatro principais imunizações para crianças de zero a um ano de idade: Peneumocócica, Tríplice Viral, Pentavalente e Poliomielite.

Os resultados não são positivos, pois, segundo esse levantamento, a situação da cobertura vacinal em Pernambuco é grave. Isso quer dizer que apenas 38,6% do Estado estão em um nível adequado de imunização.

Para atingir o grau satisfatório, é preciso ter 95% ou mais, índice que nenhum município atingiu.

A situação moderada foi atingida por 38% das cidades, enquanto 12,5% chegaram ao nível de satisfatório. Em 10,9%, a situação é grave.

Para chegar à conclusão, foram necessários 40 dias de investigação. As equipes de auditoria do Departamento de Controle Externo Regional do TCE visitaram 1.662 unidades básicas de saúde em todas as cidades, observando itens como equipamentos, estrutura física, armazenamento de vacinas e profissionais envolvidos.

O presidente do TCE, Ranilson Ramos, alegou que os prefeitos das cidades foram notificados pelo TCE, por meio de Ofícios de Ciência de Falhas ou de Alertas de Responsabilização, sobre as providências que precisam ser tomadas nas unidades de saúde.

“Vamos fazer um relatório a cada um desses gestores, pedindo a eles explicação para aquilo que foi achado como irregularidade e vamos dar a ele um prazo para que ele se enquadre e cumpra o protocolo nacional do programa de imunização”, destacou.

Ranking

Segundo o levantamento, 23 municípios se enquadram no nível satisfatório da execução do Programa Nacional de Imunização (PNI). Outros 70 são considerados moderados, 71 são graves e 20 cidades estão em situação crítica.

A melhor cobertura vacinal do Estado se encontra em Santa Cruz, no Agreste, que tem 92,91%, com status de satisfatório. A capital, Recife, se encontra num nível mais moderado, com 84,96%.

A posição mais crítica fica com Chã de Alegria, na Mata Norte, que tem apenas 33,64%.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco: 30 municípios vão receber novas ambulâncias do SAMU; Governo Federal não revelou nomes das cidades

Os investimentos da primeira etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC…