Cidades pernambucanas reforçam o combate ao sarampo

Depois da confirmação da primeira morte por sarampo em Pernambuco neste ano, municípios estão reforçando o combate ao vírus. Taquaritinga do Norte, cidade do Agreste que registrou o primeiro óbito, vai realizar o Dia D de vacinação neste sábado (7).

Após uma reunião entre o governador do Estado, Paulo Câmara, e o prefeito da cidade, Ivanildo Mestre Bezerra, houve a liberação de 28,5 mil doses extras da imunizante tríplice viral por parte do governo estadual. Em Caruaru, também no Agreste, há o reforço na imunização em creches e escolas. Já no Recife, há uma programação especial em oito áreas estratégicas da Capital, que estão se revezando para funcionar até as 21h durante a semana.

De acordo com o Programa Estadual de Imunização, o Estado registrou a aplicação de 574 mil doses da tríplice viral – que protege do sarampo, rubéola e caxumba -, neste ano. Entre julho e agosto, período de reforço extra, foram distribuídas 153 mil doses. “Os municípios têm relatado aumento na procura da vacina tríplice viral, principalmente pelo público adulto. Contudo, não podemos esquecer a importância de vacinar crianças, população com mais risco de agravamento do quadro. Elas precisam ter duas doses da vacina para estar devidamente protegidas”, esclarece o secretário estadual de Saúde, André Longo.

No Brasil

Com a confirmação do óbito do bebê de 7 meses, em Taquaritinga do Norte, o número de mortos por sarampo subiu para quatro no Brasil. Nos últimos 90 dias, o País registrou 2.753 casos confirmados. Desses, 2.708 ocorreram em São Paulo, 15 no Rio de Janeiro, 13 em Pernambuco, sete em Santa Catarina e três no Distrito Federal. Atualmente, a faixa etária com maior número de registros de casos é a de bebês menores de um ano, sendo esta o foco de vacinação pelo Ministério da Saúde. (FolhaPE)

Fechado para comentários

Veja também

Sertão do São Francisco mantém temperatura máxima de 33⁰ nesse sábado (27)

O dia será de sol com algumas nuvens pela manhã e tarde. A mínima é de 22⁰ e a máxima cheg…