Chesf explica controle de cheia no Rio São Francisco e divulga material informativo

Além de gerar e transmitir energia para o Sistema Interligado Nacional, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) tem um papel importante principalmente no período úmido, quando as chuvas incidem de modo significativo sobre as bacias hidrográficas no Nordeste: o controle, através de seus reservatórios, das cheias nos principais rios onde estão instaladas as usinas hidrelétricas da Companhia.

O Rio São Francisco está com a maior vazão dos últimos 13 anos, devido às chuvas ocorridas principalmente em Minas Gerais. Os 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) de água liberados a partir das hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE) representam a metade da vazão máxima que a Chesf pode praticar no rio, de acordo com as regras de controle de cheias.

Caso não existissem os reservatórios, os impactos poderiam ser maiores, as águas não seriam acumuladas e e as cheias não poderiam ser controladas.

A Chesf produziu material informativo para que todos compreendam melhor a função de controle de cheia. Confira aqui e acompanhe as nossas redes sociais.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Sistema do Cadastro Único ficará indisponível nos próximos dias

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Huma…