CHAPA 3: Candidatos à reitoria e vice-reitoria da Univasf respondem perguntas

0

Em continuidade a série de entrevistas com os candidatos à reitoria e vice-reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Programa Edenevaldo Alves na Petrolina Fm recebeu na manhã desta quarta-feira (30), os professores Télio Nobre Leite e  Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira que disputarão o pleito eleitoral pela chapa 3  ‘Univasf Pública, Democrática e Inclusiva’.

Para o candidato a Reitor, Télio Nobre,  que  tem 15 anos de experiências na Univasf, oito deles como vice-reitor, o diferencial da chapa está relacionado à ‘proposta robusta’, como citou ele,  tanto na assistência estudantil, inclusão quanto na igualdade de gênero.

O professor destacou que o grupo busca fortalecer ações e propostas para a assistência estudantil, principalmente porque o perfil do estudante universitário tem se transformado. “Hoje, mais de 70% são estudantes em condições de venerabilidade socioeconômica. É importante desenvolver um programa de assistência robusto para garantir a permanência desse estudantes”, destacou.

Na ocasião Télio também salientou sobre a preocupação da Chapa 3 em ter uma  universidade mais inclusiva. O candidato explicou que é necessário fomentar estratégias para garantir a continuidade das atividades  que é um direito da comunidade acadêmica. Ele também  destacou como exemplo os trabalhos do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf – que é referência nacional, “Queremos continuar fortalecer suas ações”.

Por sua vez, a  professora Lucia Marisy, que é candidata a vice-reitora e ocupa  até então o cargo de Pro-Reitora de Extensão, contabiliza quase  50 anos no ensino superior e, segundo trouxe para a entrevista, já participou de todas as ações de iniciação das instituição superiores de Petrolina, Juazeiro e também da Univasf.  “Eu acho que na gestão  eu vou ter condição  ampliar aquilo que foi feito na pro reitoria de extensão – onde a gente atua em 56 municípios em cinco território  da cidadania desenvolvendo atividades na área de educação,  desenvolvimento rural, área de saúde – em todas as áreas importantes para as comunidades menos favorecidas”, pontuou.

Os representantes da chapa que concorrerá no próximo dia 5 de novembro ao posto, ainda acrescentou sobre o fortalecimento da valorização das estudantes que são mães. Marisy afirmou que a iniciativa já é desenvolvida por meio de programas especiais e que permite  às estudantes de vários municípios do território levar seus filhos para para universidade no período de aula. “Nós montamos toda a estrutura necessária para que os filhos dessas estudantes estejam ocupados com ações educativas enquanto a mãe está em aula”, assegurou Marisy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Homem tenta fugir mas é preso com droga e faca no bairro Mandacaru, em Petrolina (PE)

Um homem, que não teve o nome divulgado, foi preso durante rondas ostensivas de policiais …