Centro de Controle de Zoonoses realiza testagem e vacinação em cães da penitenciária de Petrolina (PE)

Em uma ação de controle de zoonoses, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina, estiveram na penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, nesta sexta-feira (20), em uma ação preventiva de testagem e vacinação dos 24 cães responsáveis também pela guarda da instituição. Foram realizados testes para leishmaniose e vacinação antirrábica. Esse trabalho também se estenderá para demais instituições de segurança do município.

O trabalho de cuidados com as zoonoses é importante, uma vez que, os animais têm contato com humanos e podem transmitir algum tipo de doença. Os animais que habitam na penitenciária de Petrolina são cães das raças: pitbull, rottweiler e pastor alemão. Como medida de prevenção, os cuidados com os bichos são realizados pelas equipes internas.

De acordo com o Coordenador do CCZ, Kahel Neves, as ações desenvolvidas pelo Centro visam pela proteção à saúde animal, bem como segurança da população. “O nosso trabalho tem como principal objetivo assegurar a saúde animal e resguardar a segurança das pessoas. Assim como iniciamos esse trabalho de resgate a animais de rua, estamos também levando essa testagem e vacinação para os animais das instituições de segurança em nosso município. Destacamos ainda que, é preciso responsabilidade com a vida do animal, se for doméstico e apresentar algum sintoma é preciso procurar um profissional para cuidar. Na rua, o animal irá sofrer, além de ser um risco para os moradores”, destacou.

O trabalho de controle das zoonoses realizado pelo CCZ visa, primordialmente, evitar a proliferação de doenças, dessa forma, o município solicita a colaboração da população. Em caso de identificação de um animal de pequeno porte, como cães e/ou gatos doentes, acionem a carrocinha através do telefone (87) 3867-4774. O atendimento é de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Operação fecha matadouro clandestino e prende cinco pessoas no bairro Cacheado

Uma  operação conjunta realizada na noite de sexta-feira (17), pela   Agência Municipal de…