Cemig abre comportas da Usina de Três Marias; Chesf deve divulgar monitoramento sobre barragem de Sobradinho (BA)

As comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, localizada na cidade da Região Central do estado, foram abertas na tarde de sexta-feira (28). Segundo a Cemig, a operação tem o objetivo de evitar que se atinja o limite de armazenamento, causando transtornos e inundações para as comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco.

A gestão da capacidade de armazenamento da Usina Três Marias vem sendo feita pela Cemig, em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Devido às fortes chuvas registradas durante o carnaval e que devem persistir durante toda a primeira quinzena de março, a abertura parcial deve ser mantida pelos próximos 15 dias.

Desde o último dia 18 de fevereiro, antes do período do carnaval, a vazão da usina já vinha sendo aumentada gradualmente por meio da geração de energia. Atualmente, o reservatório apresenta um armazenamento de 88,6%, porém segundo a Cemig, a represa tem capacidade de “segurar” vazões muito superiores às que está liberando. Evitando assim, eventos críticos para as populações do Rio São Francisco.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Sobradinho (BA), deve divulgar o monitoramento sobre o nível da água. Em janeiro, por exemplo, o nível da água em janeiro chegou a quase 5 metros por conta das fortes chuvas que atingem Minas Gerais.

(Informações: Estado de Minas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): No boletim desta terça-feira (19), 34 novos casos foram notificados na cidade

Juazeiro registrou 34 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. A informação e…