CDL Petrolina completa 40 anos de serviços prestados em defesa do comércio lojista

0

Quatro décadas de história com ampla atuação em defesa do segmento lojista e do varejo com importantes serviços prestados. Dessa forma pode se definir a fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina que comemora no dia 25 de outubro o seu 40° aniversário.

Fundada no ano de 1980, pode se afirmar que esta entidade de classe tem muito o que comemorar, pois essas décadas registraram a metamorfose que proporcionou à CDL “novos preceitos”, pois de uma entidade que nascera para se focar no segmento varejista, abriu precedentes em outras vias, outros caminhos.

Hoje, entre tantos títulos e codinomes, pode-se classificar a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina, como a ‘Entidade do Saber’, pois ela é um centro permanente de atualização e formação com palestras, oficinas, feiras, workshoppings – nos quais foram distribuídos e divididos conhecimentos dos mais variados campos – seja diretamente para o lojista e seus colaboradores, ou para a comunidade em geral. Afinal, estamos no século XXI, o século do conhecimento, da informação em tempo real, da abundante tecnologia.

Com o tempo, a CDL foi descobrindo que a excelência do atendimento deveria ser uma prática continua e necessária, pois o diferencial é a qualidade com a qual os nossos colaboradores dialogam com o nosso cliente e comunidade em geral, daí, então a focalização em funcionários especializados, no que se refere às consultas no SPC e SERASA, além do Certificado Digital – que através das novas tecnologias – colocam Petrolina no patamar das capitais, nesse segmento.

A solidariedade também encontrou na CDL um endereço certo e continuado – seja em situações pontuais ou em ações permanentes com contribuições mensais e dirigidas a instituições como: Apami, Petrape, Crelpes, Cemam, entre tantas outras. Também não podemos deixar de pontuar ações sociais em parcerias com entidades locais, a exemplo do Sindilojas, Univasf, Facape, Sebrae, Senai, Senac, Sest/Senat, Sesc e Prefeitura, com atendimentos em campanhas, como no Dia Internacional da Mulher, datas comemorativas e as festas pontuais como o Natal da Cidade, que é a maior festa do comércio petrolinense, pois investe no centro da cidade, sempre com novos formatos, novas propostas, enfim, as novidades que tal época nos destina.

A CDL, também esteve presente em debates e posicionamentos nos mais distintos segmentos sociais, jamais se furtou em discussões de problemas locais sejam eles de qualquer campo, como a instalação de Câmeras de Segurança no centro da cidade, não só para a proteção do lojista, mas de toda a população e a parceria com a Polícia Militar, Civil, Promotoria Pública e Governo do Estado. Essa iniciativa, inclusive, gerou o Comitê de Segurança, que se reúne sempre que necessário para propor soluções à nossa cidade.

Tanto mais poderia ser, aqui, elencado, pois as realizações não param e os projetos acontecem diariamente, pois a CDL/Petrolina é contribuinte fluente para a construção dos pilares de sustentabilidade econômica dessa cidade. O Comércio Varejista é um grande polo empregatício, que colocou como meta definitiva – em parceria com todos os seus pares e colaboradores, a construção constante de Petrolina – para que ela se torne cada vez mais humana, sustentável, digna e igualitária, e dê aos filhos – nativos e agregados – a felicidade que somente, ela, Petrolina, a terra dos impossíveis, sabe proporcionar.

Para o atual presidente da entidade, Manoel Vilmar, a CDL se tornou símbolo do esforço em tornar o comércio do Vale do São Francisco uma atividade forte e sustentável.

“A CDL Petrolina é forte porque existe aqui um grupo forte e competente. Nestes muitos anos de existência enfrentamos juntos desafios e sempre vimos na união da classe lojista a chave para o sucesso. O nosso comércio é um dos maiores setores da economia, além de ser grande gerador de empregos. E nesses 40 anos, a entidade se consolidou como defensora de um comércio próspero e mediadora entre empresários e poderes públicos, por esse motivo, a CDL Petrolina hoje é considerada uma das entidades com maior representatividade e referência no estado de Pernambuco. Fica nossa gratidão e reconhecimento a todos os presidentes, diretores e colaboradores que passaram por esta casa”, disse Vilmar.

Nossa História

Há 40 anos, um grupo de comerciantes varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual esta terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.

Eis que em 1980 surge a CDL – Clube de Diretores Lojistas de Petrolina, hoje denominada Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina. Em seus dois primeiros anos, as reuniões aconteceram no Iate Clube, porém, logo se percebeu a necessidade de alugar um espaço maior para funcionamento da entidade.

Em 1984, na gestão do Senhor Nathanias Cavalcante, ex-presidente da CDL, o prefeito da época, Augusto Coelho, doava uma área no bairro atrás da Banca, onde, mais tarde, seria a sede da CDL Petrolina. E lá permanece até hoje, graças aos esforços de todos os presidentes que passaram pela casa.

Atualmente, a descentralização dos trabalhos também se fizeram necessárias devido à demanda de atendimento e horários, dessa forma o Expresso Cidadão, muniu-se dos novos serviços da CDL, que melhoraram ainda mais, o atendimento à comunidade. Em paralelo foi criado um – NDL – Núcleo de Dirigentes Lojistas na cidade de Afrânio, que fortalece ainda mais o comércio varejista no Vale do São Francisco e região.

Em 2018, após passar por grande reforma estrutural, na gestão do atual presidente Manoel Vilmar, a CDL de Petrolina, tornou-se um grande centro empresarial com um moderno edifício próprio com três pavimentos, dotado de sistema de elevador e energia solar com salas de reunião, dois auditórios para treinamentos e palestras, com 100 e 50 lugares. O novo prédio também conta com mais oito salas disponíveis para locação destinadas às empresas e escritórios.

Comemoração

A pandemia modificou o formato das celebrações. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), que completa 40 anos de fundação no próximo dia 25 de outubro, não é diferente. Em tempos de isolamento, a comemoração terá outro formato: Na próxima sexta-feira (23), de 9h às 12h, a CDL realiza em sua sede atendimento especial para a população em parceria com o SESC. Durante o evento serão oferecidas consultas de balcão gratuitas de SPC/SERASA, orientações sobre o autocuidado com a COVID -19 além de distribuição de brindes. (ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Eleição 2020: TSE não está cobrando multa de eleitores que justificaram ausência pelo e-Título

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu ser falsa a informação de que o órgão estar…