Carnaval de Pernambuco recebeu 2,3 milhões de turistas, diz Governo do Estado

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta segunda-feira (19), o balanço geral do Carnaval deste ano no Estado. De acordo com a gestão, os valores investidos correspondem a R$ 20 milhões – duas vezes maior que o orçamento de 2023 -, destinados à contratação de 1.038 artistas, 40% deles grupos de cultura popular.

“Nós aumentamos o investimento para que pudéssemos promover um Carnaval melhor e mais seguro. Os foliões também puderam conferir atrações culturais de outras regiões do Estado, mas também muitos técnicos e artistas locais. Nós queríamos fomentar a nossa cultura por meio do Carnaval”, afirmou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

Neste ano, a circulação de turistas causou um grande impacto em Pernambuco durante o Carnaval. De acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer, 2.352.791 visitantes passaram pelo Estado durante o período carnavalesco.

Turistas estrangeiros representam 2,6% dos visitantes totais. A maioria dessas pessoas veio de Portugal (28,71%), Argentina (17,82%) e França (8,91%).

A circulação gerou, ainda, um impacto econômico grande. Foram movimentados R$ 3,05 bilhões, um aumento de 9% com relação ao ano passado e de 30% se comparado a 2020. O índice de satisfação atingiu 94% de visitantes, que afirmaram que voltariam ao Carnaval de Pernambuco. São destaques da estatística Bezerros e Pesqueira.

“Outro destaque da nossa pesquisa também foi a estatística de 74,50% dos turistas entrevistados que afirmaram que preferiam ver artistas pernambucanos do que artistas de fora. Isso só mostra que a nossa decisão de valorizar artistas locais foi acertada”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Daniel Coelho.

“Quem vem para Pernambuco quer viver a nossa cultura e vivenciar os nossos bens culturais. Temos que continuar incentivando os artistas locais, que são tradicionais daqui. Fica o nosso parabéns a todos os artistas e brincantes do nosso Carnaval, que fizeram uma festa muito linda”, completou o secretário.

Fechado para comentários

Veja também

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta quinta-feira

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entre…