Candidatos à prefeitura de Petrolina participam de último debate acalorado

debate

O último debate entre candidatos à Prefeitura de Petrolina antes das eleições municipais deste ano foi realizado pela TV Grande Rio, na noite desta quinta-feira (29). Os quatro candidatos com melhores colocações em pesquisa Ibope participaram do encontro. O jornalista da Rede Globo, Paulo Renato Soares, foi o mediador. Durante o debate foram feitos questionamentos e apresentadas propostas sobre temas diversos.

O encontro reuniu os candidatos registrados para o pleito do dia 2 de outubro, que têm representação superior a nove parlamentares na Câmara Federal ou que tenham alcançado cinco ou mais pontos, dos votos totais, desconsiderando a margem de erro, na última pesquisa Ibope.

Adalberto Cavalcanti (PTB), Edinaldo Lima (PMDB), Miguel Coelho (PSB) e Odacy Amorim (PT) participaram do debate. Além deles, ainda concorre ao cargo do Executivo Municipal a candidata Perpetua Rodrigues (PSOL).

O debate foi dividido em quatro blocos, sendo dois de temas determinados em sorteio e dois de temas livres. No primeiro os candidatos responderam perguntas sorteadas e cada um foi perguntado apenas uma vez. O primeiro candidato a responder foi sorteado antes do início do programa, na presença de representantes das coligações.

Cada político teve 30 segundos para formular a pergunta, um minuto e 15 segundos para a resposta, um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica.

O primeiro a perguntar foi Miguel Coelho. O tema foi orçamento municipal e o candidato escolhido para responder foi Adalberto Cavalcanti. Em seguida foi sorteado o tema pavimentação, onde o candidato Edinaldo Lima fez a pergunta para Odacy Amorim.

O terceiro tema sorteado foi transporte. O candidato Odacy Amorim fez o questionamento para Miguel Coelho. Fechando o primeiro bloco de perguntas determinadas, o tema foi segurança pública. Quem fez a pergunta, por ordem de sorteio, foi Adalberto Cavalcanti e quem respondeu foi Edinaldo Lima.

No segundo bloco as perguntas foram livres. O político sorteado escolheu a quem perguntar e teve também 30 minutos para formular o questionamento. Os tempos de respostas, réplicas e tréplicas foram iguais em todos os blocos.

Como ordem de sorteio quem começou o segundo bloco foi Odacy Amorim. A perguntar foi feita para o candidato Miguel Coelho. Edinaldo Lima escolheu Odacy Amorim para responder.

Em sua vez, Adalberto Cavalcanti fez a pergunta para Odacy Amorim. Neste bloco, tanto o candidato Adalberto Cavalcanti, quanto Odacy Amorim solicitaram o direito de resposta e tiveram os pedidos atendidos após análise do mediador e da produção responsável pelo debate.

A pergunta de Miguel Coelho foi direcionada para Adalberto Cavalcanti, encerrando o segundo bloco, com perguntas livres. No terceiro bloco os candidatos voltaram a fazer perguntas com temas definidos. Os sorteados foram: Trânsito, plano direto, iluminação pública e saúde.

No quarto e último bloco houve mais uma rodada de perguntas determinadas e definidas por sorteio. Ao final, cada candidato teve um minuto para as considerações finais. (Reprodução e foto G1)

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para concurso da Polícia Científica de Pernambuco começam nesta segunda (29)

As inscrições para o concurso público da Polícia Científica de Pernambuco serão aceitas a …