Cabrobó: Codevasf faz testes do sistema de saneamento

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (05), o superintendente regional da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, acompanhado de técnicos da empresa e da prefeitura municipal, fez os testes no sistema de esgotamento sanitário em Cabrobó, no semiárido pernambucano, que envolveu um investimento federal de R$ 13,8 milhões.

Em breve, a população urbana do município  será beneficiada com a conclusão do sistema que está sendo construído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O sistema tem capacidade de coletar, transportar e tratar 69,4 litros por segundo de esgoto e deverá atender a uma população urbana de cerca de 27,8 mil habitantes. “Saneamento significa redução da mortalidade infantil, longevidade, saúde da comunidade – principalmente quando se vai conseguir atender à quase totalidade da população da sede de Cabrobó”, destacou Cordeiro.

O sistema é composto por quatro bacias onde estão implantadas quatro estações elevatórias de esgoto. A obra também inclui rede coletora com extensão total de 16,3 km, 2.422 ligações domiciliares e 24,5 km de ligações condominiais, além de uma estação de tratamento composta por duas lagoas de estabilização, sendo uma lagoa facultativa e uma de maturação.

De acordo com o engenheiro civil Maxwell Lima, gerente regional substituto de revitalização de bacias da Codevasf em Petrolina, após a conclusão da obra a Codevasf irá repassar o sistema para a prefeitura municipal, que deverá tomar as medidas cabíveis para operá-lo direta ou indiretamente por meio de concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Conservação dos recursos naturais

Atenta aos problemas sociais e ambientais advindos da falta de tratamento dos esgotos sanitários domésticos, a Codevasf investiu até hoje, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, cerca de R$ 1,8 bilhão na implantação de sistemas de tratamento de esgoto na bacia do São Francisco.

Fechado para comentários

Veja também

Bora Petrolina: Castrações são adiadas no bairro Dom Avelar

A Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que as …