Bombeiros trabalham para tentar controlar o fogo em região entre Pilão Arcado (BA) e Campo Alegre de Lourdes (BA)

O trabalho de combate ao incêndio na região de vegetação na região de Baixão do Jacu, dentre Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, norte da Bahia, entrou no quinto dia nesta sexta-feira (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, desde segunda-feira (9), profissionais da corporação estão no local, na tentativa de controlar as chamas.

De acordo com o tenente-coronel Tarcísio Ribeiro, comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Juazeiro), as chamas estão localizadas na região do distrito de Mandarino. Não há ainda uma medida exata de quanto de vegetação foi destruída.

“É uma área muito seca, e a mata de Caatinga pega fogo muito rápido. A previsão é de mais dois ou três dias para tentar controlar”, disse o comandante Ribeiro.

Cerca de 20 homens do Corpo de Bombeiros estão atuando para tentar controlar as chamas – dez de Juazeiro, além de cinco soldados enviados de Salvador e outros cinco de Paulo Afonso, município também na região norte do estado.

Moradores relataram que o incêndio está destruindo parte da fauna nativa. Cinco caititus (espécie de porco-do-mato) foram encontrados mortos na região. Não há registro de pessoas feridas.

Uma retroescavadeira é utilizada pelos bombeiros para cavar “trincheiras” na mata, para tentar conter o fogo e evitar que ele se alastre de um lado a outro na região. Segundo o tenente-coronel, as chamas se alastram pela vegetação e não alcançou áreas residenciais.

Fechado para comentários

Veja também

Duas mulheres que foram sequestradas são encontradas mortas com marcas de tiros em Gavião, Norte da Bahia

Os corpos de duas mulheres foram encontrados com marcas de tiros na zona rural do municípi…