Bancos de sangue esperam doações em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE); Confira quem pode doar durante a pandemia do coronavírus

O dia Mundial do doador de Sangue comemorado no domingo (14),  acende um alerta para o estoque que teve uma baixa nacional durante o período de pandemia do coronavírus. Em Juazeiro (BA), o Hemoba registrou uma queda de 40% no número de doadores. A reposição tem sido feita, em sua grande maioria,  por familiares de pacientes e por meio de campanhas de igrejas e universidades.

Segundo o bioquímico da entidade, Ciro Valonni,  o estoque neste momento encontra-se estável, o que significa que a quantidade consegue atender de 08  a 10 dias.  O Hemoba tem seguido todas as recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde e, baseado nisto, reduziu a quantidade de candidatos diários para evitar aglomeração.

Em Petrolina (PE), a responsável pela  captação de doadores do Hemope, Cláudia Yoná, afirmou que inicialmente houve uma queda no estoque, mas,  a mobilização de doadores, igrejas, polícia e demais grupos da sociedade  civil contribuiu para a reposição.

O Hemoba funciona de segunda a sexta-feira de 8h às  12h  e das 14h às 17h na Rua Santo Antônio, 368-384 – Santo Antonio. Os candidatos podem agendar a doação pelo número (74) 3611- 7532. O Hemope funciona de segunda a sexta-feira das  7h30 ao 12h na Rua Pacífico da Luz, s/n – Centro, Petrolina. Atendimento presencial.

Quem pode doar sangue: 

–  Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue;

– Menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

– É  preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

– O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.

– No dia da doação é obrigatório que o  candidato leve documento de identidade com foto.

Quem pode doar sangue durante a Pandemia do coronavírus? 

Em relação à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Redação

*Com informações Ministério da Saúde/Hemoba/Hemope

Fechado para comentários

Veja também

Motorista de aplicativo é morto a tiros em Petrolina (PE)

Um motorista de aplicativo foi morto a tiros na tarde dessa segunda-feira, (29), no bairro…