Baiana de 21 anos é a 1ª brasileira a vencer o prêmio Jovens Campeões da Terra

0

Com apenas 21 anos, a baiana Anna Luisa Beserra, de 21 anos colecionará o título da primeira brasileira a vencer o prêmio Jovens Campeões da Terra, principal premiação ambiental das Nações Unidas para jovens entre 18 e 30 anos.

Isso porque ela criou um equipamento que purifica água não-potável usando a luz solar, sem produtos químicos ou filtros descartáveis. A tecnologia foi batizada de Aqualuz, que foi acoplado em fase de testes a cisternas na região do semi-árido do nordeste brasileiro e já garante acesso a água limpa para 265 pessoas.

A soteropolitana começou a desenvolver a tecnologia aos 15 anos, em 2013, depois de ganhar uma bolsa para jovens cientistas oferecida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do governo federal. De lá para cá, ela criou 10 versões distintas até chegar à tecnologia atual.

“Até o fim do ano chegaremos a mais 700”, afirma. “É uma metodologia muito fácil e viável para estas regiões. O dispositivo dura 20 anos, em média, e só precisa ser limpo com água e sabão.” afirmou.

A homenagem acontecerá em um baile de gala marcado para o dia 26, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

( Informações BBC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pesquisa investiga transmissão de Covid-19 entre homens e animais

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) quer saber qual o risco de transmissão da Covid-19…