Aumento de vazão do Rio São Francisco é explicado pela Chesf

0

Há cerca de uma semana os banhistas que frequentam a Ilha do Fogo, localizada na divisa entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), perceberam uma suposta ‘cheia’ no local.

Em contato com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a assessoria salientou que se trata na verdade do aumento de vazão do reservatório de Sobradinho, conforme procedimentos operacionais determinados pela Agência Nacional de Águas (ANA).

“A vazão do Reservatório foi elevada para 1.000 m3/s, a partir de 18/09, e para 1.200 m3/s, a partir de 23/09, devendo permanecer entre estes valores até dia 30/09, podendo se prolongar em eventual necessidade, a fim de compensar as retiradas de água no trecho de rio compreendido entre os reservatórios de Sobradinho e Xingó; bem como garantir a manutenção de um nível mínimo de 30% do volume útil em Itaparica.

A Empresa destaca ainda que as informações envolvendo a operação dos Reservatórios e postos hidrológicos operados pela Chesf, na Bacia do Rio São Francisco, estão disponíveis em sua página eletrônica, no Portal de Gestão de Recursos Hídricos”, salienta a nota.

(Foto: Thiago Santos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

‘Lápis na Mão – Em Casa’ mobiliza escolas e alunos de Juazeiro (BA)

“Educação em tempos de pandemia: um aprendizado que envolve criatividade.” Este é o tema d…