Atraso da 2ª dose da vacina coronavac acontece em virtude da falta de insumos no Brasil; Em Petrolina (PE), apenas idosos de 69 anos ou mais com segunda dose em atraso serão imunizados, afirma secretária

O abastecimento da segunda dose da vacina coronavac desacelerou no país devido a  falta de insumos para a produção do imunizante.  Pernambuco só recebeu 28 mil doses, sendo que o esperado eram 120 mil para serem distribuídas em todo o estado.

Em virtude da situação, o município de  Petrolina (PE),  recebeu um quantitativo reduzido  e está  estratificando por faixa-etária. Na quarta (28) e quinta-feira (29), serão vacinados apenas quem está com a  segunda dose da vacina coronavac atrasada e que tenha 69 anos ou mais.

Este público será atendido exclusivamente em três polos, sendo dois fixos –  SESI no bairro Vila Mocó e  Centro de Convivência  Pulú, na Vila Eduardo; e no drive thrue  na Avenida principal da vila Eulália.

De acordo com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde de Petrolina (PE),  Marlene Leandro,   quem está com a aplicação da segunda dose atrasada não deve iniciar o processo novamente, e sim completar o esquema vacinal.

“Você não inicia todo o processo, você completa esquema vacinal.  Mesmo fora desse prazo estabelecido, o ministério está recomendando que essa 2ª dose deve ser feita.  Não iniciar o processo de vacinação, mas completar. No momento que você vai receber a segunda dose, o sistema imunológico ele vai conferir uma resposta imunológica. Então, nessa vacina, o que está sendo recomendado pelo ministério é completar o esquema vacinal”, destacou durante participação no Programa Edenevaldo Alves.

Fechado para comentários

Veja também

África: Homem sobrevive mesmo após sofrer falência múltipla de órgãos por picada de abelha

Um homem de 50 anos escapou da morte após ser picado por abelhas e sofrer falência múltipl…