Atendimentos odontológicos que integram o ‘Saúde Sem Fronteiras’ foram iniciados nesta terça-feira (17) em Juazeiro

atendimento

Iniciaram na manhã desta terça-feira (17), no Campus da Univasf em Juazeiro, os atendimentos odontológicos que integram a Feira de Serviços – Saúde Sem Fronteiras, uma parceria com o Governo do Estado. O evento que segue até o dia 24 de novembro, deverá atender cerca de 100 pacientes por dia para os procedimentos odontológicos – restauração, limpeza, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, extração, dentre outros.

A carreta é composta por uma equipe de dentistas que trabalham simultaneamente, além de profissionais que atendem na tenda instalada na parte externa, orientando sobre a saúde bucal. De acordo com a odontóloga Juliana Bonifácio, oportunizar tais serviços às comunidades que necessitam é uma satisfação. “Realizamos os principais procedimentos como profilaxia, obturação, extração, além de pequenas cirurgias. É gratificante poder levar esses serviços para diversos municípios baianos”, disse.

Além dos procedimentos odontológicos, a partir desta quarta-feira (18), o ‘Saúde Sem Fronteiras’ também contará com os serviços de rastreamento do câncer de mama (mamografia) e oftalmologia (cirurgias de catarata e glaucoma), sempre das 6h às 17h. A meta é realizar 5.000 atendimentos de triagem para catarata (1.500 cirurgias), 1.800 atendimentos de glaucoma (com a entrega de colírio para o controle da pressão ocular), 1.250 mamografias e 770 procedimentos odontológicos.

O secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra destacou a importância da feira para a população de Juazeiro e dos municípios da microrregião. “Uma das finalidades do ‘Saúde Sem Fronteiras’ é reduzir as demandas reprimidas e dar maior celeridade aos procedimentos”, disse. Vale lembrar, que para os atendimentos de glaucoma, odontologia e de catarata, os pacientes devem se dirigir a Unidade de Saúde de referência com o cartão SUS e o RG, sendo que as cirurgias de catarata são direcionadas apenas as pessoas com mais de 60 anos. Para os exames de mamografia as usuárias devem apresentar o cartão SUS e o RG no local da feira e devem ter entre 49 a 60 anos.

“As consultas médicas serão realizadas até 22 de novembro, as cirurgias de 19 a 24. Já as revisões das cirurgias de catarata acontecerão de 24 a 26 de novembro, e os pacientes portadores de glaucoma após 90 dias”, informou o secretário.

Fechado para comentários

Veja também

Futebol em luto: Morre em Juazeiro (BA) Celso Maravilha

O futebol juazeirense amanheceu de luto neste sábado (27).Faleceu o meia atacante Celso Ma…