Até junho saem as metas do RenovaBio, diz Fernando Filho

As metas nacionais de redução das emissões de gases poluentes, previstas pela Política Nacional de Biocombustíveis, ficarão prontas até junho. O prazo foi estabelecido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que anunciou a criação do Comitê RenovaBio – órgão colegiado que vai apoiar a definição e o monitoramento dessas metas – durante o fórum ‘O Planejamento Energético da matriz veicular do Brasil até 2030’, promovido pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), na Fiepe, na segunda-feira (26).

“Está publicado no Diário Oficial da União o comitê que vai tocar o dia a dia do RenovaBio. A gente precisa estar atento para que isso que construímos não se perca ao longo do tempo”, anunciou o ministro Fernando Filho (MDB), no fórum, que contou com a presença de autoridades como o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger; o diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Décio Oddone; o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Lins Rocha; e o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro.

O ministro acrescentou que este comitê será fundamental para a operacionalização do programa, que busca tornar mais eficiente a matriz energética nacional, contribuindo com o cumprimento das metas de sustentabilidade do Acordo de Paris. “O RenovaBio prevê planos decenais. A cada dez anos, serão revisados os percentuais de emissão de poluentes do Brasil. E o comitê é responsável pela execução e pelo cumprimento dessas metas, que vão entrar em vigor em 2020”, detalhou.

Fechado para comentários

Veja também

Confira as vagas de emprego disponíveis para essa quinta-feira (2) em Petrolina

Confira abaixo, as vagas de emprego para Petrolina (PE) disponíveis para essa quinta-feira…